• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


12 touros são selecionados na Reprodução Programada 2014


Compõem a Reprodução Programada (RP) 2014, doze reprodutores de criatórios referência em genética animal. Os dados dos selecionados estão publicados na 10ª edição do Catálogo de Touros – Reprodução Programada, lançado no dia 19 de agosto, durante a sétima edição da ExpoGenética, em Uberaba/MG. Os touros serão provados nos próximos quatro anos por meio de suas progênies. É dessa maneira que os nomeados irão comprovar sua superioridade genética.

De janeiro a abril deste ano houve a triagem dos animais que seriam selecionados para a Reprodução Programada 2014. Cerca de 50 mil machos da safra 2012 participaram do filtro genético que verificou MGT (Mérito Genético Total), habilidade materna e perímetro escrotal. Desse filtro foram selecionados mais de 2,4 mil candidatos. Após isso, os técnicos da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), para promover a vistoria desses animais, percorreram um total de 14 fazendas, e posteriormente, elegeram os 12 animais da RP 2014.

Os selecionados são: o touro 1071 do Zanca, o RSZK 1071, que possui como titular o pecuarista Roberto Salles Zancaner, Fazenda Querência. O animal, filho do líder do sumário REM Torixoréu, possui régua de DEPs equilibrada, sendo Top 0,1% para MGT. Também integra o rol dos classificados, o 528 da Terra Brava, EPCF 528. De propriedade de Eduardo Pinheiro Campos, Fazenda Terra Brava, o reprodutor é filho do REM USP. Além disso, destaca-se nas DEPs de Perímetro Escrotal e Acabamento de Carcaça (ACAB).


1071 do Zanca

Outro touro classificado, Ipiranga Luzz, o LUZZ 1308. O reprodutor integra o plantel de Henrique de Melo Birman, Fazenda Luzz. Campeão da 3ª Prova de Desempenho Individual de Touros Nelore UFU/ANCP 2013/2014, Ipiranga Luzz, filho do Bitelo DS, é referência na característica de Área de Olho de Lombo (AOL), sendo Top 1%.


Ipiranga LUZZ

Além desses, constam na lista o Jornaleiro FIV da Bela, o AZAN 1495 e Macegal do IZ, o IZSN A3043. Jornaleiro FIV da Bela, dos criadores Adriana Zancaner Aranha e Flávio Aranha, Fazenda Bela Alvorada, é filho do REM Ricket em uma vaca Avesso da Bela – ambos são líderes de sumário. O touro apresenta uma excelente régua de DEPs e equilibra duas importantes características AOL (Top 2%) e ACAB (Top 5%).  Macegal do IZ – uma ótima opção para refrescamento de sangue – pertence ao Instituto de Zootecnia (IZ) de Sertãozinho/SP. Filho do Gerânio do IZ em uma vaca Dolman, Macegal, classificou-se como Elite na 63ª PGP do IZ. Também destaca-se dentro da avaliação do IZ por ser o maior Peso ao Sobreano e Área de Olho de Lombo e o terceiro colocado para Conversão Alimentar Residual (CAR).


Jornaleiro FIV da Bela

Mais eleitos são: Mansur Col, o COL 22319; e Ouro Panorama, o PNA 1416.  Mansur Col, touro da Colonial Agropecuária, Top 1% com MGT de 17,86, está em evidência em Habilidade Maternal aos 120 dias (MP120) e Stayability (DSTAY) – característica que representa a longevidade da vaca no rebanho. Ouro Panorama, da criadora Marilene Rodrigues Alves, possui como pai Funcionário Naviraí numa vaca 1646 da MN. Além disso, Ouro Panorama, foi classificado como Elite na 16ª PGP da Embrapa/AGCZ.
Encerrando a lista dos selecionados Nelore Padrão da RP 2014 estão: Modus Col, o COL 21425; e Titan da MN, o LBMN D6623. Modus Col, também da Fazenda Colonial Agropecuária apresenta um MGT Top 2% e para AOL o animal é destaque por ser Top 0,5%. É detentor de uma linhagem representativa por ser filho de Hercules Col – touro que participou da RP 2010 e já comprovou sua superioridade genética por meio de seus filhos. Titan da MN, da Fazenda Mundo Novo, é filho do Forte MN em uma vaca 9707 da MN – touro de grande destaque para habilidade materna. O Titan MN é Top 0,5% com MGT de 19,10.


Mansur COL


Titan da MN


Modus COL

Quanto à raça Nelore Mocho, a Reprodução Programada 2014 classificou os touros: Desafio do Boticão, o BOM 2341; Visual FIV de CV, o CVCV 13019; e Urubatã 44 da Bacuri, o MGL 1818. Desafio Boticão pertence ao criador Flávio Augusto Cotrim Ferreira, Fazenda Boticão Nelore Mocho. Filho do Quark Col, já apresenta DEPs Genômicas e destaca-se para Habilidade Materna (MP120) e Acabamento de Carcaça (ACAB). Já Visual FIV de CV integra o plantel do criatório de Carlos Viacava. O mocho, filho do Jamanta MN, apresenta régua de DEPs Genômicas equilibrada para todas as características, além de ser destaque para Stayability – DEP em que o animal apresenta ser Top 0,5%. Urubatã 44 da Bacuri do titular Gabriel Luiz Seraphico, Fazenda Bacuri, possui MGT de 21.83, sendo Top 0,1%. Filho do Quaraçá 34, o touro participou da RP 2010 e teve aprovação devido a sua progênie – o resultado está publicado no sumário de agosto 2014. O animal ainda destacou-se na prova de desempenho da UFU/ANCP, classificando-se como o segundo colocado.


Desafio da Boticão


Urubatã 44 da Bacuri


Visual FIV de CV

Solicitação de sêmen

Desde o dia 20 de agosto, a ANCP está recebendo solicitações de criadores interessados em adquirir sêmen dos selecionados da RP 2014. Os pedidos devem ser feitos através do ANCPNet pelo Módulo Reprodução Programada, no Módulo Sêmen. Cada fazenda pode solicitar sêmen para até 40% das matrizes ativas, sendo no máximo 40 doses por touro.

Importância da RP

Há quase 20 anos a ANCP promove no País a Reprodução Programada. O objetivo é potencializar a genética nacional a partir de touros testados e aprovados.

O pecuarista Gabriel Seraphico, Fazenda Bacuri/SP – que teve um de seus touros selecionados na RP 2014 – considera que a Reprodução Programada proporciona maior segurança nos resultados desejados. “Avalio que a RP é a forma correta de testar animais. Testar no próprio rebanho é importante, mas em outros rebanhos também, pois aumenta acurácia, além de influenciar na questão da seriedade da qualidade genética. Acredito que usar touros jovens é o caminho para o progresso genético, principalmente animais que passam pelos testes de progênie”, destaca o criador.

Flávio Aranha, Fazenda Bela Alvorada/SP, utiliza touros da Reprodução Programada desde o início do programa. Para ele, o teste de progênie é uma importante ferramenta para acelerar o progresso genético do rebanho. “Os touros jovens que compõem a bateria passam por filtros da equipe técnica da ANCP até serem escolhidos, proporcionando, todos os anos, uma oferta interessante para se utilizar e para ter acesso a animais de alto valor genético o mais cedo possível. A Bela Alvorada tem fornecido touros para a RP com muito sucesso. Grandes exemplos são o Avesso e o Fraque da Bela, que são hoje líderes de sumário e campeões de venda de sêmen”, declara Aranha.

Para conferir na íntegra a 10ª edição do Catálogo de Touros – Reprodução Programada, clique aqui

Fonte: Pontual Comunicação

Translate »