20º Seminário da ANCP é marcado pelo lançamento da DEP Genômica
Mais de 100 pessoas do setor da pecuária e pesquisa genética animal prestigiaram, no último dia 25, o 20º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, realizado em Ribeirão Preto (SP). Promovido pela ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), o encontro apresentou ao mercado uma novidade, que integrou o Sumário de Touros das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã – Edição Abril 2014: a publicação da DEP Genômica. Foi uma oportunidade para troca de informações e esclarecimentos. Os participantes do evento consideram que a ferramenta surge para aprimorar a acurácia e o valor genético dos animais que integram plantéis associados à ANCP.
Contando com pesquisadores, técnicos, empresas da área de genética, programas de melhoramento genético, associações das raças de bovinos e pecuaristas, o evento promoveu discussões de vanguarda nos painéis “O melhoramento genético pode contribuir para a qualidade da carne brasileira?” e “DEP Genômica e Índice Bioeconômico”.
Para o criador Ricardo Viacava, da marca CV Nelore Mocho, que também atuou como debatedor em discussões do seminário, os painéis apresentaram, de maneira objetiva, orientações relevantes sobre a função e aplicabilidade da DEP Genômica, tema de destaque na edição deste ano.
Viacava, que administra um plantel com 2,5 mil matrizes Nelore Mocho PO, avalia a DEP Genômica como um grandeprogresso para o setor do melhoramento genético e, consequentemente, para a evolução do rebanho. “A DEP Genômica é um avanço porque acelera o progresso genético do plantel ao utilizar touros e matrizes jovens com alta acurácia”, esclarece. “Fiquei impressionado com o conteúdo apresentado nos painéis e satisfeito com os ganhos de acurácia que a DEP Genômica proporciona ao plantel do criador”, destaca Viacava.
Michel Caro, proprietário do tradicional plantel da Fazenda Bonsucesso, avaliou as temáticas, de maneira geral, muito esclarecedoras. No entanto, dentre as discussões, ele destaca a DEP Genômica como um dos painéis que transmitiu ao criador importantes dados que resultam numa maior confiabilidade no trabalho de seleção do criatório.
Caro utiliza o teste de marcador molecular desde a sua implantação no Brasil. A primeira versão avaliava 12 características. Na versão 2.0, incorporada pela ANCP por meio da DEP Genômica, avalia 12 mil marcadores genéticos (pontos de DNA), contando com a avaliação de 22 características.
Cada seminário da ANCP visa fortalecer mais o campo da genética a fim de promover praticidade ao trabalho de seleção do criador. “O que buscamos em eventos como esse é aliar a tecnologia e o conhecimento científico ao lado prático do campo. Assim conseguimos criar uma espécie de ferramenta para o produtor, que passa a conhecer mais a fundo o seu produto, gerando um melhor resultado, diz o palestrante do seminário Marcos Vinícius Barbosa da Silva, da Embrapa Gado de Leite.
Essa ideia também é destacada pelo professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP, Pedro Felício, que também palestrou no evento. “Esse seminário contribui para aumentar a conexão entre o lado acadêmico e o lado prático da pecuária. São poucos os eventos que ajudam a fomentar esse tipo de comunicação”, reforça Felício.
Sumário
Ao final da programação do 20º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores houve o lançamento do Sumário de Touros das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã – Edição Abril 2014. O material conta com a publicação da DEP Genômica de animais integrantes de plantéis de associados à ANCP.
“Tudo o que vemos hoje no seminário, veremos o lado prático no sumário. Tenho certeza de que será de grande importância para cada um de nós. Espero que todos façam um bom uso de nosso novo sumário”, destacao Dr. Newton Camargo Araújo, integrante da diretoria da ANCP.
A nova avaliação é a evolução da DEP Auxiliada pela Genômica, criada pela ANCP em 2011. Contando com o Clarifide Nelore 2.0 serão mais de 12 mil marcadores de DNA verificados. Esse avanço tecnológico vai proporcionar um incremento de acurácia muito maior na avaliação genética, permitindo chamá-las de DEP Genômica (DEPG). Outra diferença com a atualização do serviço é que os animais com DEPG são ranqueados junto com os demais animais no Sumário.
Fonte: Pontual Comunicação