• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


19º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores


19h00 – E assim termina o 19º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, muito obrigado pela companhia e até 2014.

18h50 – Carlos Viacava comenta que é uma alegria poder participar de um evento como esse e contribuir para o futuro da pecuária brasileira.

18h45 – Com o término do vídeo comemorativo de 25 anos do Programa Nelore Brasil, começa a cerimônia de lançamento do 21º Sumário ANCP.

18h40 – Neste momento, é relembrado os 25 anos do Programa Nelore Brasil.

18h40 – Muito aplaudido, Pedro Arraes encerra sua palestra.

18h30 – Para Arraes, o desafio da pesquisa agrícola nacional é fortalecer a base científica, apoiar e capacitar talentos e manter o balanço público/privado.

18h05 – “Temos que olhar a questão ambiental como uma oportunidade de renda”, sugere Pedro Arraes.

18h00 – Pedro Arraes mostra que que o consumo de carne no mundo irá aumentar em 42% no mundo de acordo com o crescimento do poder econômico da população.

17h50 – Palestra de Encerramento – Pedro Arraes, Assessor do Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, fala sobre a Tecnologia como Catalizadora da Pecuária Brasileira nos Preparando para os próximos 20 anos.

17h20 – Expedito encerra sua palestra e a mesa se prepara para o segundo debate do dia, moderado por Antônio Neto, com a participação de todos os palestrantes do segundo painel.

17h15 – “Todo o meu rebanho vive no pasto, para mim a baia está completamente fora da realidade da pecuária brasileira”, afirma Expedito.

17h07 – Expedito Eustáquio Ribeiro inicia sua palestra sobre “A Visão do Criador na Seleção do Rebanho Nelore”.

17h05 – Priscila encerra sua palestra declarando que o retorno do uso do Clarifide é alto, desde que a informação seja utilizada para a seleção dos animais.

17h00 – Impacto econômico da seleção por DEP-AG com relação a DEP. “O benefício econômico é expresso no aumento de peso a desmama das filhas dos touros selecionados”, segundo Priscila.

16h40 – Priscila Barros Lorenzo, Gerente de Serviços Técnicos da Zoetis, começa sua palestra sobre Retorno de Investimento do Clarifide para o Criador.

16h35 – Vozzi encerra sua palestra dizendo esperar que a genética melhorada possa ser aproveitada por todos os países na América Latina.

16h30 – “A ANCP atua implantando programas de melhoramento genético e com suporte tecnológico”, Vozzi explica a atuação da ANCP na América Latina.

16h20 – Estima-se um aumento de 2% anual na produção de carne, principalmente em países desenvolvidos. O comércio de carne aumentará 2,7% até 2020, afirma Alejandro Vozzi.

16h15 – Na sequência do segundo painel, Alejandro Vozzi fala sobre o impacto do programa Nelore Brasil na América Latina.

16h00 – Ao final da palestra do Dr. Raysildo, os palestrantes e convidados assinam o protocolo de intenções que marcam o 19º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores.

15h50 – “Se o Brasil for vender carne para algum país que valorize o marmoreio, o Nelore responde a essa característica”, explica o Dr. Raysildo.

15h35 – Dr. Raysildo repassa em sua palestra a história dos 25 anos do Programa de Melhoramento Genética.

15h21 – O 19º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores inicia agora o seu segundo painel, Dr. Raysildo faz uma introdução sobre o tema a ser discutido, “Contribuição dos Programas de Melhoramento Genético da ANCP à Pecuária.”

13h10 – Flavio Teles de Menezes se une ao debate e declara que o nosso ciclo está se transformando, e que estamos indo da extensividade para a intensividade no modo de produção.

13h00 – Jovelino Carvalho Mineiro, vice-presidente da ABCZ, se apresenta como debatedor no 19º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores.

12h50 – João encerra sua palestra falando sobre sustentabilidade, afirmando que o Ministério Público está intimando os frigoríficos para que eles garantam a procedência dos bois, não comprando carne de animais que passaram por áreas desmatadas, indígenas ou protegidas.

12h45 – João apresenta dados onde estima-se que o Brasil perde cerca de US$ 16 bilhões devido restrições sanitárias. Não há esforços efetivos para incremento das parceiras com as fronteiras, principalmente Bolívia, Paraguai e Venezuela.

12h35 – “A carga tributária no agronegócio brasileiro é uma das mais altas se comparadas com os países que competem conosco”, afirma João de Almeida Sampaio Filho.

12h20 – João de Almeida Sampaio Filho, vice-presidente da Marfrig, inicia sua palestra sobre políticas públicas que impactam o agronegócio.

11h40 – Antônio Jorge Camardelli finaliza sua palestra sinalizando que o Brasil precisa ter um melhor controle sanitário e gerenciar melhor o fluxo logístico.

11h35 –  Segundo Camardeli, o Brasil não acesa 50% do mercado comprador que melhor remunera, o que nos obriga a se aproximar da Europa e Estados Unidos.

11h30 – “Hoje é muito mais fácil você chegar no ministério e falar sobre problemas sanitários, porque eles já entendem do processo. O que evita acontecer o que houve na aftosa em 2005”

11h15 – Para Camardelli, os pecuaristas e frigoríficos precisam procurar o mercado antes de desmontar o boi, e não o contrário.

11h05 – “O processo de fechamento da União Europeia está sabotando os próprios países integrantes dela, um exemplo é o caso da carne de cavalo. A falta de matéria prima faz com que os países busquem alternativas baratas dentro do que eles podem”, afirma Camardelli.

11h00 – Antônio Jorge Camardelli, Presidente ABIEC, é o segundo palestrante do painel e irá falar sobre o mercado da carne bovina.

10h50 – Alexandre finaliza sua palestra analizando o mercado. “Não tenho dúvida de que não temos mais espaços para produzir mais carne vermelha no mundo, porém a demanda não irá para de crescer. E os grãos continuarão a pressionar a pecuária, por isso os grandes ganhadores desse ciclo são os agricultores”, conclui.

10h45 – No final de sua palestra, Alexandre apresenta números que mostram o crescente número do abate de fêmeas, e que isso está diminuindo o nosso ciclo.

10h30 – “Estamos vendo uma exportação radical da China para a Europa e Asia, e esse é um mercado mais nobre que não conseguimos atingir”, declara Alexandre de Barros.

10h25 – Segundo Alexandre, o Brasil e a América Latina terão um papel fundamental na pecuária nas próximas décadas devido ao aumento de consumo mundial.

10h10 – “Nós estamos passando por um ciclo de ajustamento onde a demanda está maior do que a oferta”, afirma Alexandre de Barros

10h00 – O primeiro palestrante do painel é Alexandre Mendonça de Barros, consultor da MB AGRO, com o tema é Perspectivas para o Agronegócio no Brasil

09h40 – Dr. Carlos Viacava, presidente do seminário, inicia o Painel 1 com o tema “Vale a pena investir na pecuária brasileira?”.

09h30 – “25 anos é um período bastante longo, e nesse momento não podemos deixar de dar nosso tributo para àqueles que iniciaram esse trabalho”, Dr. Raysildo abre o seminário lembrando dos cientistas e instituições que começaram as pesquisas de melhoramento genético no país.

09h20 – Começa o 19º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores.

Translate »