Novos criadores aderem Programa POI de Seleção e Avaliação Genética
A ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) realizou o 2º Encontro do Programa POI de Seleção e Avaliação Genética. O evento aconteceu durante a 79ª Expozebu em Uberaba (MG).
O encontro reuniu mais de 40 pessoas entre técnicos e criadores de vários estados do País. Novos criadores aderiram ao Programa POI da ANCP, são eles, Sérgio A. Silva Barros, José Rubens de Carvalho, José Carlos Prata Cunha, Abelardo Lupion Mello, Marco Antonio Andrade Barbosa, Carlos Bernardo Rodenburg, Guilherme P. Jatene, Fabio M. G. N. Dias, Carlos Henrique Vergueiro Bailoni, Fidélis S. Barreto e Renato Diniz Barcellos Corrêa.
A abertura do evento ficou a cargo do criador Jovelino Mineiro que discorreu sobre o Programa e deu as boas vindas aos novos participantes. Raysildo Barbosa Lôbo, presidente da ANCP, abordou alguns pontos que serão avaliados durante o Programa, como variabilidade genética, endogamia, consanguinidade, obrigatoriedade da análise do DNA Mitocondrial, avaliação de progênies de Touros POI em plantel PO, entre outros.
Para o criador Paulo Leonel, o encontro foi importante para mostrar para o mercado, que quem faz a raça é o Gado POI e tudo que veio a existir depois, foi consequência desse gado. ”É a raça POI que dá o direcionamento para que haja outro tipo de acasalamento e sustenta com alicerce puro a melhoria das progênies e a padronização delas, isso porque a maioria dos gados de hoje são despadronizados por falta de raça e pureza”, avalia.
O criador acredita que o novo programa, será fundamental para os criadores que investem em melhoramento genético e irá contribuir para a descoberta de linhagens comprovadamente melhoradas. “O novo programa vai ser muito bom, porque vai transmitir em números e vai ser muito importante para mostrar também a qualidade desses animais”, conclui.
Durante o encontro, também foi apresentado o cronograma de avaliação do rebanho Nelore POI, que deverá fechar a base de dados em junho de 2013, para que os resultados sejam apresentados durante a Expogenética, em agosto.
Sobre o Programa
O Programa POI de Seleção e Avaliação Genética da ANCP vai fornecer subsídios confiáveis para a seleção deste tipo de rebanho. Atualmente estima-se um rebanho nacional de aproximadamente 60 mil animais POI, gado que, ao ser avaliado, irá proporcionar a descoberta de linhagens comprovadamente melhoradas.
O novo Programa tem como objetivo fortalecer ainda mais o Brasil no mercado internacional de exportação de material genético vivo, além de fornecer alternativa de introdução de variabilidade genética no rebanho PO, com touros geneticamente testados. Outra vantagem é a avaliação genética dos embriões recentemente importados da Índia.
Fonte: Pontual Comunicação