• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Certificação exclusiva da ANCP proporciona diferencial na qualidade genética


A ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), em parceria com a Ecolog Consultoria Integrada desenvolveu o Certificado Global G, com o objetivo de adequar o processo da qualidade de informação, melhoramento genético e sustentabilidade nas fazendas associadas à ANCP.

A certificação Global G é divida em três categorias – G1, G2 e G3. Os selos foram criados para certificar as propriedades que adotam de maneira séria e clara o processo de informação, aplicando de forma correta as técnicas de melhoramento genético animal e é claro, contribuindo para uma pecuária mais sustentável.

O Global G1 – Qualidade da Informação está relacionado à qualidade dos dados coletados na fazenda. Para conseguir a certificação G1, os associados devem atender 100% dos itens obrigatórios exigidos, entre eles: fazer a manutenção da fazenda no Programa de Melhoramento; ter equipe treinada; apresentar formação correta e envio de lotes de manejo; usar planilhas adequadas; verificar e calibrar periodicamente os equipamentos de pesos e medidas utilizados, além de cumprir o número de pesagens estabelecido. Durante a visita realizada exclusivamente por um técnico da ANCP, é imprescindível à presença da equipe da fazenda.

Já o selo G2 – Melhoramento Genético certifica fazendas que utilizam efetivamente as ferramentas de melhoramento genético na seleção do rebanho, contribuindo para a evolução genética da raça. Para receber a certificação, o criador deverá ser participante do programa há pelo menos quatro anos, estar certificado no G1 – Qualidade da Informação, ter evolução genética em relação à média do próprio rebanho para características economicamente importantes.

Para concretizar o sucesso das certificações foi desenvolvido o G3 – Sustentabilidade Genética, criado com o objetivo de demonstrar os efeitos e as contribuições ambientais do uso adequado de animais melhoradores, o levantamento das áreas de reserva legal e matas ciliares das fazendas associadas da ANCP. O G3 é o primeiro selo aplicado à pecuária de corte brasileira, que estima a contribuição ambiental do uso adequado do melhoramento genético, e destaca os benefícios ambientais que a genética proporciona para a pecuária de gado de corte. 

Para Raysildo Barbosa Lôbo, presidente da ANCP, o G3 contribui de forma expressiva para diminuir as pressões que a Pecuária Nacional sofre para a regularização socioambiental. “O objetivo do G3 é mostrar os benefícios do melhoramento genético para a produção sustentável e o comprometimento com a preservação ambiental dos pecuaristas associados.”

A certificação Global G já contemplou 178 fazendas com o G1, 115 com o G2 e o G3 já certificou 84 fazendas associadas à ANCP. O Certificado e as Normas para uso do selo são disponibilizados após análise e parecer do Comitê Global G e tem validade de um ano para o G1 e G3 e de três anos para G2. A recertificação é realizada após nova visita do consultor.

Fonte: Pontual Comunicação

Translate »