• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Raysildo Lôbo recebe título honorífico de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual do Ceará


O presidente da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), professor Raysildo Lôbo recebeu, no dia 6 de outubro, o título honorífico de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual do Ceará (UECE), “em reconhecimento aos seus méritos intelectuais, profissionais e acadêmicos”.  A entrega ocorreu durante uma sessão solene, presidida pelo reitor da Universidade, Jackson Sampaio, no auditório Paulo Petrola, no campus do Itaperi, em Fortaleza, no Ceará.


Jackson Sampaio, reitor da UECE, entrega título à Raysildo Lôbo 

Para “coroar” as comemorações referentes aos 50 anos da Faculdade Veterinária, a UECE promoveu a cerimônia para conceder o título ao professor. Na oportunidade, ressaltaram a força de Lôbo no universo do melhoramento genético animal e a expansão da veterinária cearense através de sua atuação.

Em seu discurso, o presidente da ANCP contou passagens da sua história familiar, acadêmica e profissional, mencionando o nome de pessoas que o acompanharam ao longo desses anos.

Também destacou a influência dos profissionais da Faculdade de Veterinária do Ceará em sua vida acadêmica e a representatividade do título. “Desejo expressar, neste momento, com o coração repleto de muita emoção que os pioneiros: professores, acadêmicos e funcionários da Faculdade de Veterinária, deixaram um legado para o nosso estado e país, que jamais será esquecido por esta e pelas futuras gerações. Esta homenagem recebida representa mais que um reconhecimento pessoal e a dedico aos pioneiros da Faculdade de Veterinária, pelo trabalho árduo, que proporcionaram uma vida de oportunidades, para muitos de nós”, frisa Lôbo.

“É uma honra receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual do Ceará. Honra que se torna ainda maior por ser cearense e formado na Faculdade de Veterinária do Ceara, primeira instituição de Ensino Superior a ocupar, em 1969, o antigo Posto de Criação do Itaperi”, ressalta o presidente.

De acordo com a assessoria de comunicação da UECE, a proposta de concessão do título honorífico foi feita pela Diretoria da Faculdade de Veterinária (FAVET) da UECE, por meio do professor Célio Pires Garcia, em 2013, e aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (CONSU).

A resolução nº 980/2013 (CONSU) justifica que, “a outorga do título ao professor, ocorreu por sua dedicação, conhecimentos e por sua capacidade de produção na medicina veterinária e da pós-graduação na área de genética e melhoramento animal no Ceará”. Além disso, faz referência “aos relevantes serviços que o professor presta ao desenvolvimento da pecuária seletiva no Brasil através do Programa Nacional de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas”.

Legado

De origem cearense, Lôbo é nascido em Fortaleza, e graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1971).

O seu currículo conta ainda com Especialização em Genética pela Universidade de São Paulo (1972), Mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo (1974), Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo (1976), Pós-Doutorado pela University of Florida (1981), Pós-Doutorado pela University of Florida (1988), Pós-Doutorado pelo Ohio State University (1990), Pós-Doutorado pela University of Georgia (1993) e Livre-Docência em Ciências Agrárias (Zootecnia) pela Universidade de São Paulo (1980).

Atualmente é professor sênior da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), ex-pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP) e presidente da ANCP.

Fonte: Pontual Comunicação

Translate »