• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Presidente da ANCP participa da programação científica do Congresso Mundial de Genética Aplicada no Canadá


Várias são as possibilidades da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) de aprimorar suas pesquisas que oferecem à cadeia produtiva da carne as melhores tecnologias para o mercado. Entre os dias 17 e 22 de agosto, o destino foi Vancouver, no Canadá, onde o presidente da entidade, professor Raysildo Lôbo, participou do 10º World Congress on Genetics Applied to Livestock Production (WCGALP). O evento, que está entre os principais congressos mundiais para pesquisadores e profissionais do melhoramento genético bovino, concentrou cerca de 1500 pessoas.

Lôbo integrou a programação científica, sendo coautor de oito pôsteres, dentre os quais: “Estimation of Genetic Parameters for Age at Last Calving as a Measure of Cow Survival in a Population of Nellore Beef Cattle in Braz (Estimação de parâmetros genéticos para idade ao parto anterior, como medida de matriz sobrevivente em uma população de Nelore Gado de Corte no Brasil)”; “Genetic Analysis of Growth Traits in Polled Nellore Cattle from Tropical Region (Análise genética de características de crescimento na raça Nelore Mocho na região tropical)”; e “Using Factor Analysis Model Multiple Traits in Genetic Improvement of Nelore Beef Cattle (Usando fator modelo de análise de características múltiplas em melhoramento genético da raça Nelore gado de corte)”.

A conferência mundial é realizada a cada quatro anos. Delegados de diversos países unem-se para acompanhar a programação científica e compartilhar experiências, inovações e técnicas. Lôbo marca presença no evento desde 1990. “Busco participar por ser o congresso mais importante da área no mundo. É um momento de conhecer as novidades, iniciar novas parcerias e importante para a aplicação de novas tecnologias”, destaca o professor.

O Brasil é o único País das Américas do Sul e Central que sediou o World Congress on Genetics Applied to Livestock Production, ocorrido em 2006. Além dessa vantagem, os brasileiros, no evento deste ano, conquistaram outra: dentre os 1500 pesquisadores presentes no congresso, o Brasil teve a terceira maior delegação.

A cada edição, o congresso eterniza sua credibilidade. Este 10º evento veio otimizar a referência conquistada ao longo desses anos de existência. Já foram sede locais como: Madrid (1974 e 1982), Lincoln (EUA, 1986), Edimburgo (Escócia, 1990), Guelph (Canadá, 1994), Armidale (Austrália, 1998), Montpellier (França, 2002), Belo Horizonte (Brasil, 2006) e Leipzig (Alemanha, 2010).

Profissionais renomados da pecuária internacional compareceram ao evento para conferir temáticas relacionadas aos “Programas de melhoramento genético”; “Espécies Breeding”; “Genética dos Complexos Traço”; e “Métodos e Ferramentas”. 

Fonte: Pontual Comunicação

Translate »