Tese de pesquisadora associada da ANCP recebe menção honrosa da CAPES
A pesquisadora associada da ANCP e pesquisadora Júnior da Embrapa Cerrados/FAPDF/ACZP, Ludmilla Costa Brunes, recebeu a menção honrosa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no prêmio CAPES de Teses de 2022 com o trabalho “Associação e seleção genômica para eficiência alimentar em bovinos Nelore”, classificado entre as três melhores teses em Zootecnia do Brasil.
O Prêmio, que é um reconhecimento aos melhores trabalhos de doutorado defendidos em programas de pós-graduação do Brasil, também foi estendido ao comitê de orientação, formado pelos professores doutores Cláudio Ulhoa Magnabosco, pesquisador da Embrapa Cerrados e 2º vice-presidente da ANCP, Fernando Baldi, pesquisador da Unesp e diretor de Pesquisa e Inovação da ANCP, e Fernando Brito Lopes, pesquisador da Coob-Vantress (Siloam Springs).
Em sua tese, Ludmilla realizou um estudo pioneiro na raça Nelore, validando ferramentas genéticas e genômicas para eficiência alimentar. “O primeiro foco da tese foi identificar se há variabilidade genética e viabilidade de seleção para características indicadoras de eficiência alimentar, como consumo alimentar residual (CAR), ganho em peso residual (GPR) e consumo e ganho residual (CGR)”, explica.
Além disso, a pesquisa avaliou o impacto que a seleção para eficiência alimentar pode ter em outras características de importância econômica, como crescimento, reprodução e carcaça, tendo sido observados a baixa influência negativa e a necessidade de seleção direta para eficiência alimentar.
Na tese também foram identificados modelos de predição e esquemas de validação utilizados para obter o valor genômico e, consequentemente, a diferença esperada na progênie (DEP) para essas características.
O estudo levantou importantes insights da regulação biológica das características indicadoras da eficiência alimentar, como genes, marcadores moleculares e vias metabólicas associadas a expressão fenotípica destas. Essas informações estão sendo de grande importância para a inclusão da eficiência alimentar como critério de seleção em rebanhos de bovinos Nelore e melhoria das estratégias de seleção, inclusive com o uso da DEP para CAR, disponibilizada para os animais avaliados pela ANCP.
Ludmilla afirma que, como autora, estar entre as três melhores teses em Zootecnia do Brasil é um reconhecimento do esforço e dedicação de toda equipe envolvida no projeto de doutorado e da tese desenvolvida. “Esse feito também reflete a qualidade e relevância das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa e UFG e a qualidade da informação gerada pelo programa Nelore Brasil, da ANCP”, enfatiza.
A tese premiada deu origem a três artigos científicos publicados em revistas de alto impacto internacional, estando um deles entre os mais citados publicados pela revista científica Internacional Journal of Animal Breeding and Genetics (JABG).
O pesquisador da Embrapa Cerrados, ANCP e orientador da tese, Cláudio Magnabosco, reforça a importância das instituições parceiras e também de fomento como a FAPEG, FUNDEPEC e SUDECO para condução de projetos de alto impacto cientifico e produtivo como este. “Esse prêmio é fruto de esforço conjunto para o desenvolvimento cientifico e tecnológico na pecuária – a qualidade das publicações originárias da tese reforça esse aspecto. O aumento da eficiência produtiva é essencial para a continuação da pecuária, pois está diretamente associado à rentabilidade do sistema de produção e nossos resultados mostram que a eficiência alimentar, ou seja, utilizar animais mais eficientes quanto ao aproveitamento do alimento, é condição sine qua non para isso”, finaliza.
Os artigos podem ser acessados em:
https://www.publish.csiro.au/an/AN20487
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1751731120300872
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jbg.12496