• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


ACNB: construção e fortalecimento da raça Nelore


Fundada em 7 de abril de 1954, a ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil) completou, em 2014, 60 anos. São seis décadas de trabalho árduo e muito afinco no fomento e melhoramento genético da raça Nelore no Brasil. Sem fins lucrativos, a entidade tem sua sede instalada em São Paulo (SP) e um escritório, em Uberaba (MG).

Com o objetivo de integrar criadores, invernistas e demais pecuaristas no fortalecimento e defesa da raça Nelore, a ACNB tem por missão posicionar o sistema de produção de carne bovina em regime de pastejo sob clima tropical, como modelo para alcance e produção de carne de qualidade. Dessa forma, cumpre com seu propósito de divulgação da marca, promovendo e apoiando iniciativas que evidenciam as qualidades da raça e estimulam o desenvolvimento da pecuária nacional.

Muitos foram os desafios enfrentados pela ACNB desde a sua criação, no entanto, a versatilidade, a capacidade de adaptação, o potencial produtivo da raça somados ao empenho dos criadores, presidentes e diretores da entidade, possibilitaram que se tornasse a potência que é hoje.

Atualmente, a ACNB conta com 2.185 criadores da raça Nelore, sendo 469 sócios plenos e 1716 sócios produtores. Apesar da distinção entre categorias criada inicialmente, pode-se dizer que, hoje, não há um perfil exato para cada uma, já que, com o passar dos anos, foram evoluindo e se fundindo. “O papel importante que a ACNB exerceu nesses 60 anos foi o de criar oportunidades para exposição e valorização da raça Nelore, e a difusão da genética e da produção do Nelore por todo o País”, afirma André Locateli, gerente executivo da ACNB.

Programas e iniciativas

Para Locateli, o grande valor da Associação consiste em criar oportunidades e vitrines para que criadores e produtores, independente do ramo de atuação – pecuária de corte comercial ou seleção de genética – mostrem a qualidade e a evolução do seu rebanho, promovam o melhoramento genético e comercializem os seus animais, obtendo, assim, bons resultados com o seu criatório. Tudo isso é possível devido aos programas desenvolvidos pela entidade ao longo dos anos e à implantação de iniciativas de sucesso.

Com esta finalidade, em 1999 – ano em que Carlos Viacava ocupou a presidência da ACNB – a entidade celebrou uma parceria com a ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) que tornou, na época, o Programa Nelore Brasil o programa de melhoramento genético oficial da Associação de Criadores de Nelore do Brasil.

Além disso, a entidade ainda sob o comando de Viacava, estendeu sua atuação aos criadores de gado comercial, iniciando uma nova linha de trabalho e assumindo um novo desafio: desenvolver uma marca para a carne do Nelore. Assim, teve início a promoção dos abates técnicos que subsidiaram o desenvolvimento do Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN) originando, em 2001, a marca Nelore Natural. Hoje a entidade possui mais de 600 pecuaristas participantes do PQNN, com volume médio de abate mensal de 45 mil animais. A Nelore do Brasil mantém seis técnicos zootecnistas e veterinários nas regiões. Desde 2003 o programa tem parceria fixa com o Grupo Marfrig e bateu recorde em 2014 com abate de aproximadamente 500 mil animais.

Após o início das operações do PQNN, os abates tiveram a nobre função de mapear o desempenho frigorífico do Nelore no País e orientar os seus participantes quanto aos parâmetros de melhor liquidez de mercado, através de uma metodologia desenvolvida sob a orientação do Prof. Dr. Pedro de Felício. Passaram, então, a serem organizados sob a forma de um campeonato anual, que mensura as qualidades da raça como produtor de carne, de acordo com a demanda do mercado: o Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças.

Outra iniciativa implantada pela ACNB foi a oficialização dos Leilões Nelore promovidos no Brasil. A chancela de Leilão Oficial demonstra atitude e é o sinônimo da união dos criadores em prol do fortalecimento e valorização da raça. Em 2014 a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) fechou o ano com 97 leilões oficiais realizados.

O projeto mais recente da ACNB é a instituição, em 2007, da Universidade do Boi e da Carne, um órgão de difusão de tecnologia que pretende formar uma legião de multiplicadores, ampliando e potencializando o trabalho de disseminação de conceitos importantes à evolução do mercado. Fruto da carência de informações e da complexidade das etapas da cadeia produtiva da carne bovina, a universidade se consolida como um centro de estudos para o mercado da pecuária brasileira.

“O mérito da evolução, qualidade e melhoramento se deve aos produtores, claro, mas a ACNB atua no sentido de criar essas vitrines que fomentam e valorizam tudo isso. Por isso, esses programas e parcerias são de extrema importância para os nossos associados e para a evolução da raça”, completa o gerente executivo.

Logotipo Nelore

Além destas ações, a criação do logotipo Nelore, entre 1986 e 1992, foi um marco para a Associação. Até hoje, a marca não foi mudada e é um símbolo significativo e forte para os criadores.

Planos

A ACNB, presidida atualmente por Pedro Gustavo de Britto Novis, espera para os próximos anos, um fortalecimento cada vez maior das exposições, o aumento da competitividade e a valorização dos criadores e expositores participantes, independentemente de seu porte ou nível de investimento. Em paralelo, delineia-se um novo formato para a chancela de Leilão Oficial, que será apresentada ao mercado ao longo de 2015. O reconhecimento da carne Nelore no mercado nacional e internacional também é um desafio para a ACNB nas próximas décadas.

Fonte: Pontual Comunicação

Translate »