• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


DEP Genômica, tecnologia proporciona uma seleção com alta acurácia e resultados eficientes


A cada ano, o mercado pecuário busca se reinventar para acelerar a produtividade do rebanho nacional. Em 2014, uma das tecnologias de destaque foi a DEP Genômica (DEPG). A ferramenta inovou o método de seleção de várias fazendas do Brasil. Criada pela parceira ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) e Zoetis (companhia global líder em saúde animal), a DEP Genômica esteve entre as principais novidades do setor no ano passado. Ela tem contribuído para o desenvolvimento do melhoramento genético.

Destinada aos associados da ANCP, a DEP Genômica é calculada com informações de pedigree, progênies e desempenho próprio e Valor Molecular Predito (MVP) do CLARIFIDE Nelore 2.0 da Zoetis.

O CLARIFIDE Nelore 2.0 avalia 12 mil (12K) marcadores genéticos (pontos de DNA) por meio de uma tecnologia que permite o mesmo nível de confiança de uma análise composta de 50 mil marcadores e possibilita avaliar 22 características. “A Zoetis criou o CLARIFIDE no Brasil com o intuito de se diferenciar por levar aos criadores mais do que produtos e suporte, mas de levar para dentro das fazendas a tecnologia”, destaca Adauto Franco, assistente técnico de genética de corte da Zoetis.

A DEP Genômica, lançada em abril de 2014 durante o Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores da ANCP, possibilita ao criador utilizar um único valor para a seleção de seus animais ao invés dos dois, a DEP tradicional e o MVP, representando, assim, maior facilidade de análise e menor erro no processo de seleção dos animais.

Quando o pecuarista decide pela DEP Genômica, as etapas obrigatórias são: solicitar o kit de coleta CLARIFIDE à Zoetis e coletar o pelo com bulbo. Após isso, o associado da ANCP selecionará os animais que serão genotipados através do ANCPNet/Módulos/Processamento Online/Pedido de CLARIFIDE e o sistema enviará o relatório automaticamente para a Zoetis. Em seguida, o associado enviará as amostras por meio dos Correios para o laboratório Zoetis. Os resultados dos marcadores moleculares, enviados à ANCP pela Zoetis, juntamente com as informações de desempenho e pedigree, resultarão na DEP Genômica. Os associados podem consultá-la no ANCPNet/Módulos/Consulta de Avaliação Genética e interpretada da mesma forma que a DEP tradicional.

Franco explica que a DEP Genômica surgiu para auxiliar na minimização de erros de seleção de animais jovens de uma safra. Para ele, a pecuária de corte brasileira cresceu efetivamente em produtividade com a tecnologia, pois reduz o tempo. “Hoje, o criador pode tomar decisões mais assertivas no modelo de trabalho em longo prazo. Antes, para termos a certeza do potencial genético de um touro jovem, tínhamos que testá-lo durante anos. Nesse processo, havia muitas apostas em animais jovens que poderiam não entregar tudo o que prometiam em suas avaliações, pois alguns não agregavam nenhum valor após terem suas progênies avaliadas. Hoje, com a DEPG, sabemos essas informações precocemente”, esclarece.

Início das pesquisas

Para colocar a DEP Genômica em prática, os parceiros iniciaram os estudos em 2009. Os primeiros resultados surgiram no ano de 2011 com o lançamento do CLARIFIDE 1.0 e da DEP Auxiliada pela Genômica, que possuía pouca influência dos marcadores moleculares.

Em agosto de 2013, após a Zoetis lançar a versão 2.0 do CLARIFIDE, a ANCP e Zoetis firmaram parceria e apresentaram, no ano seguinte, os primeiros animais genotipados com DEP Genômica.

Fonte: Pontual Comunicação

Translate »