Embrapa Cerrados e AGCZ em parceria com ANCP realizam Testes de Desempenho de Touros Jovens
A Embrapa Cerrados e a AGCZ (Associação Goiana dos Criadores de Zebu) em parceria com a ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) promovem entre junho e julho o 18º Teste de Desempenho de Touros Jovens (TDTJ) e o 2º Teste de Desempenho de Touros Jovens da Embrapa Cerrados (TDTJ).
18º TDTJ
O 18º TDTJ será no núcleo regional da Embrapa Cerrados, fazenda experimental localizada no município de Santo Antônio de Goiás. Exclusivamente a pasto, o teste iniciará em 10 de junho e terminará em 30 de março de 2016. As inscrições seguem até 15 de maio e as vagas são limitadas.
Cerca de 110 animais machos da raça Nelore, nascidos entre 11/08/2014 a 09/11/2014, participarão desta 18ª edição do TDTJ. Além da homologação e das avaliações tradicionais, realizadas pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), os animais terão sua avaliação genética feita pelo Programa Nelore Brasil, coordenado pela ANCP.
No final do 18º Teste de Desempenho de Touros Jovens, os dois touros jovens da raça Nelore melhor classificados poderão ser selecionados para a bateria anual da Reprodução Programada 2016/2017 da ANCP e para o PAINT, coordenado pela CRV Lagoa.
Segundo TDTJ
Já o segundo Teste de Desempenho de Touros Jovens (TDTJ) será nas dependências da fazenda experimental da Embrapa Cerrados, em Planaltina/DF. A prova começará em 28 de julho e encerrará em 17 de maio de 2016. As inscrições podem ser realizadas até 25 de julho de 2015.
Nesta edição, o número de animais participantes será em torno de 80 machos da raça Nelore. Eles devem atender a critérios como, ser nascidos entre 28/09/2014 a 27/12/2014 (ou seja, ter em média a idade inicial de 8 meses) e apresentar um peso mínimo de 180 kg na data de início do TDTJ.
Os animais do segundo TDTJ da Embrapa Cerrados serão mantidos em pastagens renovadas por sistema de Integração Lavoura e Pecuária – ILP, manejadas em sistema rotacionado. Os animais terão acesso liberado a água de qualidade e abundante e a mineralização de acordo com as suas exigências nutricionais.
O índice de classificação da prova avaliará, além do ganho em peso, as características de circunferência escrotal (CE), área de olho de lombo (AOL) e espessura de gordura (EGS). Os animais serão classificados em Elite, Superior, Regular e Inferior.
No término da prova, os animais classificados na categoria Elite e Superior participarão do Leilão de Touros Jovens, que deve ser realizado no mês de julho de 2016.
Segundo o chefe-geral da Embrapa Cerrados, José Roberto Peres, a realização do TDTJ na Embrapa Cerrados é uma forma de tornar o Distrito Federal referência e protagonista no cenário nacional de avaliação de touros jovens. Além disso, o teste contribui para a disseminação de genética de qualidade aos pecuaristas brasileiros por meio de parcerias público-privadas. “Esse já é um programa de sucesso, que vai além da genética animal. A ênfase também está na transferência de tecnologias para sistemas de produção sustentáveis”, afirma Peres.
Confira os regulamentos, clique a seguir: 18º TDTJ e 2º TDTJ
Fonte: Pontual Comunicação