• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


ANCP vistoria touros candidatos da Reprodução Programada 2015


A ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) encerrou em março uma das etapas do processo seletivo da Reprodução Programada (RP) da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores). A vistoria consiste em avaliar a funcionalidade e biotipo dos animais que passaram pelo filtro genético do teste de progênie. A ação obrigatória ocorreu nos touros dos criadores que mostraram interesse em participar da RP.

As vistorias foram realizadas pelos técnicos Luiz Fernando Figueiredo, Walter Domingues da Silva Junior, William Koury Filho, Fabiano Araújo e Marco Aurélio Fernandes. Os criatórios que solicitaram as vistorias foram: Bonsucesso – Nelore Zan, Bela Alvorada, Fazenda Bacuri, Agropecuária HoRa, Fazenda Vera Cruz, Fazenda Sonho Meu, Fazenda Água Fria, Fazenda Querência, Paulete II, Fazenda Panorama, Fazenda Mundo Novo, Fazenda Colonial, Rancho da Matinha, Nelore Mocho CV, Fazenda Salto e Ponte e Fazenda Bela Esperança.

Os técnicos também avaliaram animais que estão em instituições as quais realizam testes de desempenho como, Embrapa Cerrados, Embrapa Arroz e Feijão e UFU (Universidade Federal de Uberlândia); animais do Instituto de Zootecnia; e touros que estão em centrais de inseminação.

“Esta segunda etapa da RP é importante, pois avalia animais para participarem da Reprodução Programada, que apresentem um biotipo funcional e interessante para os criadores”, destaca a zootecnista Letícia Gabarra de Oliveira, responsável pelos departamentos Técnico e de Marketing da ANCP.

A próxima etapa da Reprodução Programada 2015 será o resultado da Avaliação Genômica. Depois disso, a ANCP terá o nome dos touros que irão participar do teste de progênie da entidade.

Reprodução Programada

O Programa de Reprodução Programada (RP), Teste de Progênie de Touros Jovens da ANCP, tem por objetivo disseminar o sêmen de machos jovens geneticamente superiores e com biotipo interessante no maior número de rebanhos possíveis, multiplicando de maneira rápida o material genético, acelerando o progresso genético da raça e aumentando a conectabilidade entre os rebanhos, além da inclusão de touros jovens com avaliação genética confiável nas Centrais de Inseminação Artificial.

Fonte: Pontual Comunicação

Translate »