Genética Aditiva: tecnologias a favor do melhoramento genético
REM Armador, um dos destaques da Genética Aditiva
Com uma seleção genética baseada em função e foco em ganhos econômicos, a Genética Aditiva vem, há mais de 30 anos, investindo em tecnologia voltada ao melhoramento, e oferecendo oportunidades de negócios para a pecuária de precisão.
Com três mil matrizes localizadas no município de Terenos, Aquidauana e Rio Brilhante no Mato Grosso do Sul, a Genética Aditiva atua em diversas áreas do agronegócio, e vem colhendo resultados reconhecidos em todo Brasil. Atualmente, a marca produz animais dentro de um programa de qualidade, buscando superioridade em precocidade sexual e acabamento, além, de docilidade, melhor rendimento frigorífico e qualidade de carcaça.
Seleção e tradição
O trabalho começou na década de 80, com medição dentro do rebanho. Neste período, o grupo realizou parcerias como o CNPGC – Embrapa, na área de alimentação, manejo, genética e sanidade. O resultado foi um trabalho de cruzamento industrial sob a supervisão do Doutor Candido Porto, e outro, orientado pelo Doutor Sergio Matos e Geraldo Figueiredo, na raça Nelore, utilizando a avaliação genética na fazenda, baseada no modelo touro. O programa consistia inicialmente nos seguintes princípios: delimitação de uma estação de monta de apenas 90 dias (dezembro, janeiro, fevereiro); todas as vacas deveriam produzir um bezerro por ano, descartando automaticamente todas as fêmeas que não atingissem este objetivo; e por fim, descarte de matrizes que produzissem os 10% piores bezerros.
A partir de 1991, com a adesão ao Programa de Melhoramento Genético Nelore Brasil (PMGRN) da ANCP, novas tecnologias foram implantadas.
Do ano 2000 em diante, a Genética Aditiva passou a desafiar novilhas de 11 a 14 meses em estação de 90 dias, entourando-as com animais jovens de alta DEP (Diferença Esperada na Progênie) para precocidade sexual, obtendo medidas extraordinárias e reconcepção de aproximadamente 85% na 2º cria. Atualmente, também é feita ultrassonografia de testículos para identificar machos produzindo sêmen em idade jovem, pesquisas com hormônio Anti-Müllerianos, e testes de temperamento, com índices econômicos. Hoje, como prova do excelente trabalho realizado em todos estes anos de seleção, os 10 animais de maior MGT, na consulta pública ANCP, são Genética Aditiva.
Hoje, a marca trabalha na criação dos índices econômicos através da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) e Geneplus – em parceria com esse último programa, a fazenda também atua na área da eficiência alimentar.
Em 2016 será possível trabalhar na seleção de maciez de carne zebuína através de tecnologia desenvolvida pela Embrapa dos Cerrados, equipe do Dr. Claudio Magnabosco.
Leilões
Toda a qualidade Aditiva estará presente no 12º Mega Leilão Genética Aditiva & Convidados, no dia 1º de agosto às 12h (horário de Brasília) no Tatersal de Elite da Acrissul em Campo Grande/MS. Com transmissão pelo Canal do Boi, serão ofertados mais de 400 touros ranqueados em TOP 0,1% (Melhor de mil animais avaliados) e TOP 5%.
Já no dia 2 de agosto (domingo) será realizado o 5º Leilão Virtual Novilhas Nelore Genética Aditiva, as 14h (horário de Brasília), com transmissão do AgroCanal. Serão ofertadas 120 fêmeas prenhes TOP 0,1% a 5%.
Fonte: Pontual Comunicação