• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


ANCP promove reunião de consultores com visitas à Fazenda Mundo Novo e ao Rancho da Matinha



Fazenda Mundo Novo

A ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) realizou nos dias 21 e 22 de janeiro a primeira reunião de consultores de 2016. O programa contou com a participação de consultores, pecuaristas e parceiros da Entidade, além de uma visita a duas fazendas na região de Uberaba (MG).

O primeiro dia do evento foi realizado no auditório Arnaldo Zancaner, na sede da ACNP, em Ribeirão Preto (SP), com abertura feita do presidente da Entidade, professor Raysildo Lôbo, e do vice-presidente, Carlos Viacava. Na sequência, o pesquisador Luís Gustavo Figueiredo comentou o Índice Bioeconômico, cuja criação foi anunciada recentemente.

Também ministram palestras: Carina Ubirajara de Faria (Reprodução Programada e Plano de Atuação 2016), Argeu Silveira (Mercado de Avaliação Genética e Diferenciais Tecnológicos ANCP 2015/2016), Danilo Mateus Oliveira (Atuação dos Consultores 2015), Adauto Franco Filho (Aplicação do Clarifide no Melhoramento Genético). Os participantes tiveram um tempo para troca de experiências, sob o comando de Cláudio Magnabosco, da Embrapa.

Para Argeu Silveira, que recentemente assumiu a função de Diretor Técnico da ANCP, a reunião foi importante. “Trabalhamos novas tecnologias e a ANCP vem muito forte nesse campo. Foi uma reunião muito proveitosa e importante, onde reunimos todos os consultores e discutimos os projetos, tanto os atuais, como os próximos”, destacou. Da mesma opinião compartilha o consultor Luiz Fernando Figueiredo: “Recebemos muito conhecimento, que vamos absorver e transferir para nossos clientes. São ferramentas fundamentais para a seleção dos rebanhos”, explica.

Adauto Franco Filho, da Zoetis, destacou a parceria com a ANCP, que já existe há mais de cinco anos. “É importante participar dessas reuniões para identificarmos as reais necessidades dos consultores e poder trabalhar para ajudá-los com as nossas tecnologias”, afirmou.

Visitas às fazendas

No segundo dia do evento, os participantes foram até Uberaba (MG) para visitar duas propriedades que são parceiras da ANCP e utilizam as tecnologias desenvolvidas pela Entidade: o Rancho da Matinha e a Fazenda Mundo Novo.

A primeira visita foi no Rancho da Matinha, onde a equipe foi recebida pelo proprietário Luciano Borges Ribeiro, que trabalha com a ANCP há mais de 40 anos. O pecuarista apresentou a fazenda e ressaltou os ganhos genéticos que teve em seu rebanho depois que se aderiu aos programas desenvolvidos pela Entidade.

Os consultores também conheceram lotes de novilhas e vacas, sempre orientados por Luciano, que dispensou total atenção a todos, respondendo todas as perguntas que surgiram. “Depois que entrou na ANCP, a Matinha mudou completamente. Conseguimos evoluir o nosso rebanho rapidamente, tanto geneticamente quanto comercialmente. É por isso que ficamos felizes em receber a diretoria e também a equipe técnica”, comentou. Os convidados também participaram de um delicioso almoço oferecido na propriedade.

Em seguida, a programação continuou na Fazenda Mundo Novo, dos irmãos Fernando e Eduardo Penteado Cardoso. A propriedade é conhecida pela seleção do Nelore Lemgruber, introduzido no Brasil em 1878 e selecionado a pasto, ao natural.

Eduardo Penteado Cardoso fez uma apresentação dos trabalhos dos últimos 30 anos envolvendo melhoramento genético, quando passou a priorizar as características de adaptação ao pasto, fertilidade, aptidão econômica e também as raciais, com o objetivo de obter animais rústicos e eficientes, capazes de produzir carne de qualidade. Todos ainda observaram sete lotes de bezerros que ficam distribuídos pela propriedade.

“Antes da ANCP, não tinha um link, uma amarração genética do nosso sistema com outros rebanhos que descartam a influência ambiental. Quando a ANCP começou a trabalhar nossa genética, o gado passou a integrar os sumários e isso tirou um certo receio que tínhamos de que nosso manejo mais simples prejudicasse as avaliações”, explicou Cardoso.

Para a consultora Daniele Marques de Almeida, a visita à fazenda foi muito importante. “Aqui vemos todo esse trabalho de seleção, de adaptação dos animais, o ambiente, os lotes comparativos. Isso tudo serve para levarmos como bagagem de conhecimento para o atendimento aos associados”, exemplifica.

Cláudio Magnabosco classificou o evento como um divisor de águas, devido ao nível de profundidade em que foram discutidos os temas de interesse prático. “Para que os consultores possam realmente levar o que têm de melhor da ANCP para seus clientes, é importante que conheçam fazendas que adotam e utilizam suas tecnologias. Então, esse treinamento, com visitas às propriedades, é muito importante, pois vemos a aplicação da tecnologia in loco. Isso é fundamental para que o consultor incorpore essa tecnologia, podendo, assim, orientar melhor seus clientes”, destaca.

Fonte: News Prime

Translate »