• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Sistema de identificação e rastreabilidade garantem a qualidade da informação do Nelore HoRa


A HoRa Agronegócio aplica modernas tecnologias para aprimorar a qualidade da sua produção. Toda a dedicação resulta num animal fértil, consistente e muito produtivo. Entre os seus principais métodos, a fazenda utiliza desde 2010 o sistema de identificação e rastreabilidade dos bovinos, com o objetivo de potencializar a eficiência, confiabilidade e precisão do fluxo de informação de cada animal.

Utilizada por fazendas cadastradas no Sisbov (Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos), a tecnologia permite monitorar o rebanho de uma maneira mais exata, dispensando o uso de papéis para anotar as informações dos bovinos.

De acordo com Fábio Mauro Segabinazzi Junior, veterinário responsável pela HoRa, o sistema refletiu, principalmente, na transferência dos dados dos animais à ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores). “Basicamente, a vantagem do sistema foi a qualidade da informação passada à ANCP. Pesagens que não têm a interferência de material humano minimiza erros de captação de dados, escrita e leitura. E isso influencia na qualidade das informações genéticas dos bovinos ”.

Segundo levantamento do veterinário, em média 97 a 99% das informações que a fazenda transmite à ANCP são aproveitadas. “Isso gera uma pendência de 1 a 3%. Às vezes rebanhos bem menores não conseguem ter esses números”, avalia o profissional.

A tecnologia funciona da seguinte maneira. A fazenda implanta em uma orelha um chip, que carrega dados de toda a vida do animal, e na outra, insere um brinco, com a impressão de quatro números. Depois disso, o profissional passa um bastão no chip para cadastrá-lo no sistema e preenche uma ficha de identificação no computador, separada por diferentes categorias. 

Na HoRa, as pesagens acontecem através do Workabout. O coletor armazena os dados, ainda no curral, via bluetooth. “Ao final do dia descarregamos as informações no computador do escritório. Assim, ganhamos agilidade no processo do nosso volume de pesagens. Além disso, a tecnologia serve como sistema de inventário do gado, que nos ajuda a ter todo o controle de estoque do gado com precisão. A Circunferência Escrotal (CE) é medida manualmente durante os manejos de pesagem e digitada no Workabout, pois isso, não é possível puxar pelo bluetooth”, conta o veterinário.

As pesagens da HoRa são obrigatórias em agosto, novembro, fevereiro e maio – nesse último mês, a fazenda também pesa as matrizes. Todos os animais com até 18 meses de idade passam pelo filtro. Contando com as fêmeas, a HoRa totaliza a média de 25.000 pesagens, que são realizadas em 30 dias e enviadas à ANCP.

HoRa Agronegócio

Associada à ANCP há mais de dez anos, a HoRa Agronegócio iniciou o trabalho na Pecuária na década de 50 e é hoje a empresa com o maior rebanho avaliado dentro da Associação. Prestes a realizar o Leilão Genética Provada, no dia 19 de agosto, às 20h, na 8ª ExpoGenética, a HoRa tem conquistado importante espaço no mercado, apresentando animais diferenciados e compromisso com a qualidade.
 
Com propriedades dedicadas à pecuária nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, a HoRa utiliza tecnologias de ponta para otimizar o progresso genético do seu plantel, assim como para potencializar a produção de milho, soja e trigo, que também integra os negócios da empresa. A HoRa conta com áreas totalmente produtivas, nas quais são aplicados métodos destacáveis para o aprimoramento e qualidade da produção, bem-estar animal e social e proteção ambiental.

Desde a década de 90, as propriedades são administradas por Jacyrinha Höfig Ramos e por seu filho José Roberto Höfig Ramos. Em 2000, José Roberto criou a Höfig Ramos Agricultura e Pecuária, detentora da marca HoRa Agronegócio.

Fonte: Pontual Comunicação

Translate »