Seminário ANCP: Fernando Baldi e Luis Gustavo Figueiredo apresentarão Índice Bioeconômico em Bovinos de Corte
A 22ª edição do Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, tradicional evento anual realizado pela ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), que acontecerá no dia 13 de maio, em Ribeirão Preto (SP), abordará as inovações do melhoramento genético de bovinos, além de promover discussão em prol da evolução da pecuária de corte brasileira.
O grande destaque do evento será apresentado por Fernando Baldi e Luis Gustavo Figueiredo. Trata-se do lançamento do Índice Bioeconômico. O índice foi desenvolvido com base em um modelo bioeconômico, permitindo o cálculo dos valores econômicos para as diferentes características presentes nos sumários do PMGRN. O novo índice foi obtido com base nas estimativas de parâmetros genéticos, herdabilidade e correlações genéticas.
Para Fernando Baldi, um dos pesquisadores e idealizadores do novo índice, o MGTe poderá ser utilizado como critério de seleção e comercialização de sêmen ou reprodutores, da mesma forma que era utilizado o MGT. “Neste novo índice serão incluídas aquelas características que contribuem de forma significativa para a lucratividade dos sistemas de produção de carne de ciclo completo, com base em critérios de mercado, de manejo e genéticos”, explica.
O 22º Seminário da ANCP será realizado no dia 13 de maio, a partir das 8h, no Centro de Convenções do Hotel Ibis, no RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto (SP). O evento tem como público-alvo criadores associados da ANCP, pesquisadores, técnicos, empresas da área de bovinos de corte e associações das raças de bovinos e pecuaristas.
As vagas são limitadas. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site www.ancp.org.br/seminario.