Ensino Online ANCP: Izaias Claro Junior, da Zoetis, falará sobre IATF e os resultados do grupo Gerar
Dando sequência ao ciclo de programações do Ensino Online da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), no próximo dia 15 de agosto, às 15h, o Coordenador de Serviços Técnicos Brasil da Zoetis, Izaias Claro Junior, apresentará a palestra “Grupo Gerar, faz diferença fazer parte”.
As biotecnologias ligadas à reprodução de bovinos estão em ampla expansão. Entre elas, pode-se destacar a IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), que vem contribuindo de maneira considerável para o sistema de produção das propriedades.
Para Izaias, um dos entraves para o aumento do número de fazendas que utilizam a tecnologia talvez seja a desconfiança de alguns pecuaristas em relação aos resultados.
“Realmente, diversos fatores impactam diretamente nos resultados, como, por exemplo, o protocolo a ser utilizado, o ECC (Escore de Condição Corporal), a categoria da matriz, o sêmen, o inseminador e a mão de obra. Se alguma variável citada não ocorrer dentro da normalidade, com certeza os resultados serão impactados”, destaca.
A Zoetis coordena, desde 2006, o Gerar (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho), que é um seleto grupo de técnicos de todo o Brasil que trabalham tanto com IATF quanto TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo).
Esses técnicos coletam os dados dos trabalhos realizados nas fazendas, enviam para serem analisados pela UNESP de Botucatu (SP) e realizam reuniões anuais para que todos esses números sejam discutidos. Desta forma, criou-se um banco de dados com mais de 2,2 milhões de sincronizações analisadas.
O profissional lembra que o objetivo da apresentação dentro do Ensino Online da ANCP é mostrar os dados do grupo Gerar referentes à estação de monta de 2015, abordando todos os fatores que impactam os resultados, além de estratégias utilizadas para melhorar a eficiência dos trabalhos. “É uma ótima oportunidade de se atualizar no assunto e conhecer um pouco mais do trabalho e resultados do grupo que se tornou referência em reprodução de bovinos”, conclui.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site https://www.ancp.org.br/ensino. As vagas são limitadas.