ANCP lança sumário de touros na ExpoGenética
Está no mercado a nova edição do Sumário de Touros – Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã – Edição Agosto 2014. Lançado pela ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), no dia 19 de agosto, durante a sétima edição da ExpoGenética, em Uberaba/MG, a publicação está entre as mais esperadas do segmento por apresentar, de maneira precisa, índices promissores de importantes reprodutores do País. Compareceram ao lançamento, mais de 250 pessoas, vindas dos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Acre, Goiás, Roraima e Bahia.
Muitos criadores apontam o sumário da ANCP como uma importante ferramenta, sendo este um dos métodos de avaliação que pautam o trabalho de seleção de distintos rebanhos nacionais. Presente no dia do lançamento, esteve o criador Francisco de Salles Ribeiro do Valle Filho, mais conhecido por Chico Salles. Titular da Fazenda Itaituba, em Rio Branco, no Acre, o selecionador está entre os criatórios modelo, no Estado do Acre, por sua seleção firmada especialmente em precocidade. Para ele, o sumário possui influência efetiva no trabalho de seleção que realiza. “É muito importante o exemplar. Minha base também está espelhada nas avaliações genéticas apontadas pela ANCP”, declara o pecuarista.
Otoni Verdi, detentor da Fazenda Água Boa, em Jussara, no Estado de Goiás – também presente no lançamento do sumário – ressalta a praticidade do exemplar. De acordo com Verdi – selecionador da raça Nelore há quase 50 anos – a publicação proporciona ao criador observar com mais detalhes o progresso dos animais avaliados pela entidade. “O sumário traz informações genéticas de reprodutores de todo o País, possibilitando otimizar os resultados na utilização do PAG (Programa de Acasalamento) da ANCP. A partir do sumário também é possível acompanhar a evolução dos touros através dos bancos de dados da associação”, pontua Verdi.
O sumário também apresentou a segunda publicação da DEP Genômica (DEPG) – ferramenta que é a evolução da DEP Auxiliada pela Genômica, criada pela ANCP em 2011, somada ao Clarifide Nelore 2.0 da empresa Zoetis.
O exemplar também apresentou a 10ª edição do Catálogo de Touros – Reprodução Programada (RP) que aponta os 12 touros selecionados na RP 2014. Esses animais, nos próximos quatro anos, irão comprovar sua superioridade genética por meio de suas progênies. Os classificados foram: 1071 do Zanca, (Roberto Salles Zancaner – Fazenda Querência); 528 da Terra Brava, (Eduardo Pinheiro Campos, Fazenda Terra Brava);Ipiranga Luzz, (Henrique de Melo Birman – Fazenda Luzz); Jornaleiro FIV da Bela, o (Adriana Zancaner Aranha e Flávio Aranha – Fazenda Bela Alvorada); Macegal do IZ, (Instituto de Zootecnia (IZ)); Mansur Col, (Colonial Agropecuária); Ouro Panorama, (Marilene Rodrigues Alves); Modus Col, (Fazenda Colonial Agropecuária); Titan da MN, (Fazenda Mundo Novo); Desafio do Boticão, (Flávio Augusto Cotrim Ferreira – Fazenda Boticão Nelore Mocho); Visual FIV de CV, (Carlos Viacava); e Urubatã 44 da Bacuri, (Gabriel Luiz Seraphico – Fazenda Bacuri).
Participação efetiva
O lançamento do sumário contou com o presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Luiz Claudio Paranhos, o vice-presidente da ANCP, Carlos Viacava, a diretora técnica, Carina Ubirajara e a gerente técnica, Juliana Leite.
Viacava destaca a importante participação dos associados, diretores e presidente da ABCZ. “Foi um ambiente alegre e descontraído, na presença de mais de 250 pessoas, entre criadores e técnicos de todo o Brasil. Tive a honra de presidir a cerimônia de lançamento do sumário da ANCP. Também contamos com a presença do presidente da ABCZ, sua esposa e a maioria dos diretores da casa. Na ocasião, Cláudio Paranhos destacou a importância da ANCP para o melhoramento genético da pecuária brasileira, com a publicação de seu 36º sumário, em 26 anos de existência”, enfatiza o vice-presidente.
Palestra e estande
Além do lançamento do sumário, a ANCP também realizou palestra sob o tema “Perspectivas do uso de touros jovens selecionados em provas de desempenho”. A temática, ministrada pela diretora técnica da entidade, doutora Carina Ubirajara de Faria, ocorreu na manhã do dia 19 de agosto, no tartersal Rubico Carvalho, na ExpoGenética.
Assim como nos anos anteriores, a ANCP esteve em mais está edição com um estande próprio para receber os visitantes.
Fonte: Pontual Comunicação