ANCP participou de circuito de palestras no Pará
Entidade integrou Circuito de Palestras da ProjeTec visitando oito cidades da região
Entre os dias 28 de agosto e 4 de setembro, a ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) esteve no Estado do Pará, onde visitou oito cidades, integrando a equipe do Circuito de Palestras da ProjeTec – Assessoria e Projetos Agropecuários.
O projeto, que contou com o apoio da Alta Brasil, Zoetis e ANCP, levou a mais de 360 produtores as estratégias de utilização da IATF (Inseminação Artificial por Tempo Fixo) e do melhoramento genético com o objetivo de manter a produção e melhorar os custos.
Voltada a técnicos, alunos e produtores rurais da região que utilizam sistema de inseminação artificial no melhoramento genético, a caravana levou para as cidades de Placas, Rurópolis, Itaituba, Santarém, Monte Alegre, Alenquer, Óbidos e Oriximiná uma programação especial que contou com três palestras.
Melhoramento genético foi o tema apresentado pelo diretor técnico da ANCP, Argeu Silveira. O coordenador de Corte Zebu da Alta Brasil, Adriano Crozara, explicou como o uso da inseminação artificial pode maximizar o melhoramento genético no rebanho, enquanto o consultor técnico da Zoetis, Haroldo Souza, ressaltou possíveis soluções e estratégias reprodutivas para a estação de monta 2023/2024.
Para o zootecnista e representante regional da Alta Brasil, Cayo Guerreiro Almeida, um dos coordenadores do projeto, o circuito de palestras buscou alcançar o máximo de produtores, concentrando o evento nas oito principais cidades da região Oeste do Pará.
“O objetivo foi levar informações para os produtores que estão desanimados com os preços baixos para venda e com os altos custos de produção, apresentando estratégias reprodutivas e de manejo, acompanhadas do uso correto de protocolos sanitários”, destaca.
Argeu Silveira ressaltou a importância de levar informações atualizadas sobre IATF e melhoramento genético aos produtores de oito cidades, incluindo áreas rurais onde o acesso a essas informações é mais limitado.
“O evento proporcionou uma troca de experiências muito positiva entre os participantes. Com certeza, a iniciativa contribuirá significativamente para o avanço e aprimoramento da pecuária na região, beneficiando tanto os produtores quanto a economia local”, finaliza Argeu.