• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


ANCP e parceiros discutem pesquisa e projetos inovadores


A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), em parceria com a ABS, Unesp, USP e @Tech, participou de uma importante reunião técnica com a Agropecuária Sino, uma de suas fazendas associadas, para discutir os resultados de pesquisas e futuros projetos nas áreas de Metabolômica, Seleção Genômica e Melhoramento de Raças Zebuínas.

O evento, realizado após visita da equipe da ABS Global à Sino Agropecuária, contou com a participação do pesquisador sênior da ANCP e Professor da Unesp, Fernando Baldi, da analista sênior da ANCP, Letícia Pereira, Marcos Iguma, Minos Carvalho e Tiago Albertini, representando a @Tech, a professora da USP, Bruna Catussi, e a equipe técnica da ABS.

Durante a reunião, foram apresentados os resultados dos trabalhos realizados em conjunto com a propriedade, com foco em precocidade sexual, eficiência alimentar e DEP de lucratividade. As discussões giraram em torno de como aprimorar ainda mais os resultados da atividade pecuária através da aplicação de pesquisas e tecnologias inovadoras.

Em sua palestra, Fernando Baldi apresentou os resultados da avaliação genética na propriedade, voltados à rentabilidade e outras características de importância produtiva. Já Letícia Pereira falou sobre as DEPs de lucratividade acumulada e de lucro por arroba em confinamento, apresentando as herdabilidades, as correlações genéticas, os genes envolvidos na expressão desse fenótipo e a predição genômica.

O encontro de pesquisadores também discutiu os avanços da pesquisa sobre metabolômica, realizada pela equipe do professor da USP, Pietro Baruselli, que busca moléculas (metabólitos) do indivíduo que estejam associadas à precocidade sexual de machos. O estudo complementa o trabalho da ANCP com genômica e pode integrar essas tecnologias para melhorar a assertividade, diminuindo a incerteza na identificação de animais com maior precocidade sexual.

A ANCP destaca a importância dessa parceria e do compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor agropecuário. A entidade acredita que o trabalho conjunto com instituições de ensino, empresas e produtores rurais é fundamental para o avanço da pecuária brasileira e a construção de um futuro mais sustentável para o agronegócio.

Translate »