• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


ANCP promove visita técnica e inspira futuros profissionais da pecuária


Visita ao Rancho da Matinha

Cumprindo um de seus propósitos que é promover o conhecimento científico, a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), promoveu uma visita técnica com universitários a duas fazendas em Uberaba (MG) neste último dia 14 de janeiro. Acompanhados pela pesquisadora associada da entidade e professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, Angélica Cravo Pereira, estudantes do último ano do curso de Medicina Veterinária, alunos do curso de Zootecnia e estagiários de outras instituições conheceram de perto os resultados do melhoramento genético bovino.

No Rancho da Matinha, a turma foi recebida pelo gerente de Pecuária, Frederico Bessa, que apresentou a história da propriedade, as tecnologias utilizadas, as avaliações e características mais importantes, as DEPs utilizadas, com ênfase para a de consumo alimentar residual (CAR), que, na última década, reduziu em 10% o consumo de matéria seca dos animais. Bessa também destacou a  importância da avaliação de carcaças por ultrassonografia, além de apresentar alguns animais que são exemplo desse trabalho focado em produtividade, rentabilidade e qualidade de carne.

Já na Chácara Naviraí, a comitiva foi recepcionada pelos técnicos Fernando e Carlinhos, que atuam na parte de genética. Eles também contaram a história da propriedade, que é uma das primeiras associadas da ANCP, apresentando os principais touros do criatório e explicando a genética, a diferença entre os sistemas de produção, a importância das avaliações e os biotipos dos animais. Além disso, os visitantes conheceram alguns animais reservados para leilão, o confinamento, a fábrica de ração e demais estruturas da propriedade.

Valentina Sanches Magnabosco, aluna do curso de Medicina Veterinária na Universidade Barão de Mauá, de Ribeirão Preto (SP), explica que a visita permitiu aos estudantes aprenderem as tecnologias e conhecimentos apresentados em sala de aula, os resultados do melhoramento genético na prática e a conhecerem a visão do criador.

“Desde a sua criação, a ANCP mantém um forte vínculo com universidades, institutos de pesquisa, criadores e pesquisadores para o desenvolvimento e implementação de tecnologias para o aumento da produtividade da pecuária de forma sustentável, contribuindo muito para diversas propriedades, o que foi demonstrado claramente nestas visitas”, ressalta Valentina.

Para Angélica Pereira, a iniciativa da entidade demonstra seu compromisso com a formação de novos profissionais e com a disseminação do conhecimento científico. “As visitas técnicas foram um exemplo claro de como a teoria e a prática se complementam, preparando os futuros veterinários para os desafios do mercado de trabalho”, finaliza.

Visita técnica à Chácara Naviraí

 

Translate »