ANCP promove workshop e dia de campo em parceria com a Embrapa Cerrados
A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), em parceria com a Embrapa Cerrados, promoveu um workshop e um dia de campo nos dias 11 e 12 de julho, em Santo Antônio de Goiás (GO), nas dependências da Embrapa Arroz e Feijão. Voltados a criadores, pesquisadores e técnicos, os eventos reuniram cerca de 100 pessoas nos dois dias de programação e contaram com palestras e apresentação de animais.
No workshop, realizado no auditório da Embrapa Arroz e Feijão, no dia 11, a ANCP apresentou quatro palestras. O analista de suporte Danilo Mateus Oliveira abriu a programação com o tema “Plataforma ANCPNet, suas funcionalidades e benefícios para a gestão da produção animal”. Na sequência, a analista pleno, Maria Paula Negreiros, falou sobre “Exploração da ferramenta MaxPAG e suas aplicações no melhoramento genético”.
A terceira palestra foi apresentada pela analista sênior, Letícia Pereira, que abordou o tema “PMGC – Impacto da avaliação genética de vacas comerciais para o sucesso da atividade econômica”. Finalizando a participação da ANCP na programação, o pesquisador sênior, Fernando Baldi, falou sobre os “Avanços na pecuária de corte para uma pecuária produtiva e sustentável”. O workshop ainda contou com mais uma palestra.
No dia seguinte, os participantes se reuniram para um dia de campo no Centro de Manejo Humanizado do Centro de Desempenho Animal (CDA) da Embrapa Cerrados, na Fazenda Capivara, localizada no mesmo município, onde foram ministradas palestras de pesquisadores da Embrapa e apresentados os touros jovens do Leiloshopping 2024, cuja avaliação genética é feita pela ANCP.
Um dos palestrantes foi o vice-presidente do Conselho Deliberativo da ANCP, Claudio Magnabosco, que também é pesquisador da Embrapa Cerrados. Segundo ele, os resultados apresentados demonstram a qualidade genética dos animais e como eles são importantes na pecuária de ciclo curto, além de confirmar o ótimo trabalho do CDA no que diz respeito a uma fenômica de qualidade.
Com a participação de um público interessado em aprimorar suas práticas de produção, a ANCP considerou o evento um grande sucesso. A entidade acredita que a parceria entre as duas instituições contribuirá significativamente para o desenvolvimento da pecuária sustentável, promovendo a produtividade, a qualidade da carne e a preservação do meio ambiente.