• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


ANCP realiza a primeira Reprodução Programada Genômica


A Reprodução Programada (RP) completa 20 anos em 2015. Para comemorar a data, a ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) incorporou uma nova tecnologia no processo de seleção do teste de progênie, a DEP Genômica. Com a mudança, além de passarem pelos filtros genéticos e vistoria, os participantes serão genotipados. “Ao incorporar a DEP Genômica, a ANCP busca identificar com maior confiabilidade os machos que apresentam maior potencial genético”, destaca o zootecnista Luís Gustavo Figueiredo, pesquisador da ANCP.

A nova etapa da seleção já foi incluída na RP deste ano. Na própria vistoria, os consultores da entidade coletaram amostras do pelo dos animais, aprovados na ocasião, para enviar à Zoetis (empresa responsável pela genotipagem do animal). “Após a liberação da DEP Genômica desses touros, iremos utilizar a avaliação para verificar a qualidade e confiabilidade genética de cada animal. Os machos que passaram nas outras etapas do processo de seleção e conseguirem a confirmação Genômica serão os participantes da RP 2015”, explica o professor Raysildo Lôbo, presidente da entidade.

Com o incremento das informações genômicas, a variação da DEP será menor no decorrer dos anos, pois a tecnologia confirma com antecedência e precisão os dados genéticos dos animais ainda jovens.

20 anos de RP

A ANCP comemora, neste mês de abril, o 20º aniversário da Reprodução Programada (RP). O Teste de Progênie de Touros Jovens da entidade foi criado em 1995 pela equipe de pesquisadores do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN). Nesses 20 anos, 600 animais participaram da RP. Eles já produziram um total de 376 mil progênies.

Dos 600 animais que participaram do programa, 32% estão no portfólio de importantes centrais de inseminação do País e alguns são líderes de vendas, como o Quark Col, Oficial da SM, Tecelão da SM, Berloque da Bonsucesso, Backup, Avesso da Bela TE e REM Ricket. Além disso, nos últimos cinco anos, foram aprovados 63 animais Top até 10% para MGT.

O número de descendentes também é expressivo. Nesse período, foram 425.355 filhos e 481.973 netos.

“A RP ANCP causou um impacto extraordinário na pecuária de corte, pois contribui com 390 touros melhoradores descendentes da RP, ou seja, 38% dos touros em centrais”, conclui o professor Raysildo Lôbo.

Objetivo RP

A Reprodução Programada seleciona machos jovens dos programas da ANCP com mérito genético superior e disponibiliza o material genético desses animais aos criadores associados à entidade. Tudo isso com o propósito de disseminar o sêmen de animais superiores, acelerar o progresso genético das raças, aumentar a conectabilidade entre os rebanhos e incluir touros jovens com avaliação genética confiável nas centrais de inseminação

DEP Genômica

Com o CLARIFIDE 2.0 da Zoetis, que conta com 12 mil marcadores genéticos, a ANCP conseguiu evoluir a DEP Auxiliada pela Genômica, lançada pela Associação em 2011, resultando, assim, na DEPG. Ela é calculada com informações de pedigree, desempenho do próprio animal e de sua progênie, acrescida dos marcadores de DNA, que compreende um total de 22 características.

Fonte: Pontual Comunicação

Translate »