ANCP reuniu consultores para apresentar novas tecnologias e definir estratégia de atuação em 2017
A ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) realizou a sua primeira reunião de consultores de 2017 nos dias 25, 26 e 27 de janeiro. O evento, que contou com a participação de 40 pessoas, entre consultores e pesquisadores, foi realizado no auditório Arnaldo Zancaner, na sede da Entidade, em Ribeirão Preto (SP).
O encontro teve como objetivo atualizar conhecimentos técnicos, apresentar novas tecnologias, suas aplicações e embasamentos científicos, e contou com palestras, treinamentos e discussões sobre temas importantes, como eficiência alimentar, maciez da carne, qualificador de matrizes, critérios da nova Reprodução Programada, e, em especial, a ampliação das avaliações para o rebanho comercial.
O presidente da Entidade, Prof. Raysildo Lôbo, destaca que o evento foi muito motivador. “Essa foi a primeira vez que tivemos tantas pessoas participando – foram mais de 30 técnicos de vários Estados e empresas. Isso mostra que a ANCP está cada vez mais na vanguarda e, consequentemente, há um grande interesse dos parceiros de estarem conosco”, enfatiza.
Para a pesquisadora da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), Carina Ubirajara, que falou aos participantes sobre eficiência alimentar, o encontro promove uma troca de experiência muito grande, com a adequação e proposta de novas tecnologias. “Dessa forma, a ANCP terá sempre a oferecer tecnologia de qualidade, consultores e equipe cada vez mais preparados para atender as modificações e demandas da pecuária de corte”, explica.
Na palestra “Maciez da carne”, Cláudio Magnabosco, pesquisador da Embrapa Cerrados, apresentou o avanço da tecnologia que foi desenvolvida há algum tempo pela Entidade e seus parceiros. “A questão é mostrar que essa tecnologia está disponível para os consultores da ANCP, que é parceira da Embrapa há muitos anos. Apresentamos o estado da arte, ou seja, como estamos hoje em relação à maciez da carne”, destaca.
Ricardo Rivas, consultor da ANCP, explica que o encontro foi importante para discutir as diretrizes de trabalho e as inovações para aprimorar e melhorar as avaliações. “Serviu para nortear o nosso trabalho com o fim de oferecer ao associado o melhor retorno e desempenho dos animais, agregando valor tanto no rebanho comercial quanto no desempenho de genética”, declara.
Yuri Baldini Farjalla, da Aval Serviços Tecnológicos, empresa de tecnologia de ultrassonografia parceira da ANCP, comenta que o encontro é fundamental para o alinhamento entre a instituição e o corpo técnico, que faz o elo entre a ANCP e o criador.
O diretor da empresa de consultoria BrasilcomZ, Wiliam Koury Filho explica que manter-se atendo à inovação é primordial. “Nossa área tem uma parceria com a ANCP e o contato com quem está na ponta da tecnologia é fundamental. Nada é mais inteligente do que estar com os melhores”, finaliza.