Artigos de pesquisadores da ANCP estão entre os mais citados do Journal of Animal Breeding and Genetics
A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) vem ganhando protagonismo no cenário científico internacional com contribuições de estudos e pesquisas relacionados ao melhoramento genético de bovinos. No final de 2021, o presidente e o diretor de pesquisa e inovação da Entidade foram incluídos no ranking dos melhores cientistas em veterinária e zootecnia do mundo. No Brasil, a dupla figurou entre os 100 mais renomados especialistas em Ciência Animal e Veterinária.
Recentemente, o site Wiley Online Library apresentou os artigos mais citados publicados pela revista científica Internacional Journal of Animal Breeding and Genetics (JABG), entre eles, duas publicações da ANCP, conduzidos em parceria com Embrapa Cerrados, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) – Jaboticabal.
Um dos artigos faz parte do projeto de pós-doutorado, financiado pela FAPESP, do pesquisador associado da ANCP e pesquisador da Coob-Vantress – Siloam Springs, Fernando Brito, que apresenta uma nova metodologia para a predição genômica da maciez da carne de bovinos Nelore, utilizando inteligência artificial e redes neurais. Nesse método, é possível aumentar a confiabilidade dos valores genéticos dos animais preditos para essa importante característica que, apesar da dificuldade de mensuração e da baixa adoção como critério de seleção, tem alto impacto no valor agregado da carcaça produzida, na aceitabilidade do produto pelo mercado consumidor e na rentabilidade do sistema de produção.
Outro artigo, fruto do projeto de doutorado de Ludmilla Brunes, pesquisadora associada da ANCP e pesquisadora da Embrapa/FAPDF, orientada do segundo vice-presidente da ANCP e pesquisador Embrapa Cerrados Cláudio Magnabosco, traz importantes insights sobre a regulação biológica do consumo alimentar residual e outras características relacionadas a eficiência alimentar, com informações de marcadores moleculares e genes associados a essas características que, além do impacto econômico, é uma importante ferramenta para aumentar a sustentabilidade da pecuária nacional.
Os dois artigos contam também com a participação de co-autoria do presidente da ANCP, Raysildo Lôbo, do segundo vice-presidente da ANCP Claudio Magnabosco, do diretor de Pesquisa e Inovação e professor da UNESP, Fernando Baldi, além dos pesquisadores associados ANCP Guilherme J. M. Rosa, professor pesquisador da Universidade de Wisconsin – Madson/EUA, e Eduardo Eifert e Marcos Fernando Costa, ambos pesquisadores da Embrapa Cerrados.
As publicações estão em consonância com o objetivo central da ANCP, que é incrementar a rentabilidade e a qualidade da produção de carne através do melhoramento genético. Esses estudos também reforçam a importância da genômica, sobretudo para essas características de difícil mensuração e recém-incorporadas como DEP, e também a oportunidade de as incluís como critério rotineiro de seleção no campo.