Associada da ANCP, Genética Aditiva conquista prêmio da Revista Dinheiro Rural
A edição de dezembro da revista Dinheiro Rural revelou as melhores empresas do agronegócio que aplicam as melhores práticas em gestão financeira e corporativa. A Genética Aditiva, associada da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) há quase três décadas, foi a campeã nos Destaques de Pecuária na categoria Genética Nelore, pelo prêmio As Melhores da Dinheiro Rural 2018.
A empresa é referência no País na utilização de tecnologias modernas para promover o melhoramento genético e proporcionar aos criadores maiores ganhos econômicos em menor tempo, além de trabalhar com foco na busca por características como superioridade em precocidade sexual e acabamento, docilidade, melhor rendimento frigorífico e qualidade de carcaça.
A Genética Aditiva é associada da ANCP desde a década de 1990, sendo a fazenda de número 27 do Programa de Melhoramento Genético PMGRN, desenvolvido pela Entidade. Ao longo dos anos, o criatório realizou a seleção de seu rebanho utilizando a avaliação genética da ANCP, possuindo, atualmente, o maior banco de dados de temperamento da raça Nelore do Brasil, além de ser a maior vendedora de sêmen em centrais do País, com 17% de participação no mercado em 2017. Neste ano, a empresa espera chegar aos 20%.
Eduardo Coelho, titular da propriedade, lembra que o fundador da Genética Aditiva, o Dr. Hélio Coelho, encontrou na ANCP a tecnologia para poder fazer o melhoramento genético, sendo que todo o gado que ele construiu foi baseado nas ferramentas da Entidade.
“Assim que saiu o PAG (Programa de Acasalamento Genético), começamos a utilizar em nosso rebanho, o que nos levou a acreditar no melhoramento genético e acreditar muito na ANCP. Os bons resultados nos levaram à liderança dos sumários dos três programas de melhoramento genético, condição determinante para a conquista desse prêmio”, destaca Eduardo.
Atualmente, a Genética Aditiva conta com um rebanho de 6,2 mil animais da raça Nelore. Um dos projetos da empresa para os próximos anos é testar em confinamento a eficiência alimentar dos animais de touros e matrizes tirados de seu trabalho de seleção genética.
Esta é a segunda vez que um associado da ANCP recebe o prêmio da revista Dinheiro Rural. Em 2016, o rebanho Naviraí, de Cláudio Sabino Carvalho, um dos fundadores do PMGRN, também foi eleito Destaque de Pecuária na categoria Genética Nelore.