Consultores ANCP: Daniele Marques utiliza várias ferramentas para melhoramento do rebanho
Consultora da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) há 10 anos, Daniele Marques de Almeida atende os estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Formada em Zootecnia pela Universidade de Marilia em 2000, foi gerente técnica na Associação Brasileira Criadores de Blonde d’Aquitaine; em 2004, foi responsável por projeto de melhoramento genético em uma agropecuária na região de Araçatuba (SP) e, desde 2006, atua como zootecnista com ênfase em projetos de melhoramento genético.
Na ANCP, desenvolve trabalhos de consultoria das certificações Global G, atendimento ao criador associado, consultoria genética com acasalamento otimizado (PAG) e dirigido, além de consultoria a qualidade de dados.
A consultora utiliza como ferramentas o ANCPNet, que auxilia a conhecer o rebanho através das DEPs e, com isso, a tomada de decisão; o Gráfico de Evolução Genética, que oferece parâmetros do rebanho perante ao programa e fazendas certificadas pelo Global G2, o que permite decidir quais touros poderão ser utilizados na próxima safra; além do PAG, que auxilia com o acasalamento otimizado amparando nos acasalamentos dirigidos no curral.
Daniele acredita que neste ano mais fazendas farão projetos de melhoramento genético, pois buscam animais melhoradores, de ciclo curto no produto final e de carne de qualidade. “Desta forma, a ANCP administra os programas de melhoramento genético com o banco de dados de altíssima qualidade, resultando em uma avaliação genética eficiente”, ressalta.