Consultores ANCP: Yuri Baldini acredita no melhoramento genético como ferramenta indispensável para as propriedades
Yuri Baldini Farjalla é consultor da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) desde 2015, atendendo fazendas nas regiões Sudeste e Centro Oeste, além de alguns clientes no Norte e Nordeste do País.
Formado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2006, terminou seu mestrado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ / USP), em 2009, onde trabalhou com eficiência alimentar em zebuínos. Em 2010, passou a integrar a equipe técnica da Aval Serviços Tecnológicos, pioneira na ultrassonografia de carcaça para fins de seleção.
Como consultor da ANCP, Yuri leva informação e conhecimento ao selecionador que acredita no melhoramento genético como ferramenta indispensável para ganhos em produtividade.
Para isso, utiliza informações geradas nas avaliações genéticas DEPs (Diferença Esperada de Progênie) e o PAG (Programa de Acasalamento Genético) como instrumentos para tomadas de decisões, buscando sempre a evolução genética dos diversos rebanhos. Yuri também destaca a qualidade das bases de dados de características de carcaça e de precocidade sexual do Programa Nelore Brasil.
O consultor espera que os conceitos de seleção e melhoramento genético tenham maior alcance tanto na pecuária seletiva quanto na pecuária comercial. Também comenta sobre o lançamento do novo Índice Bioeconômico: “Aguardo com expectativa que o novo MGTe tenha êxito e contribua de fato com a evolução genética da população inserida em nosso Programa Nelore Brasil. Este novo índice é inovador e muito bem construído. Parabéns à ANCP”, finaliza.