CV Nelore Mocho: dedicação à qualidade da carne e à pecuária de resultados
Em prol da constante evolução genética da raça Nelore, principalmente do Nelore Mocho, o proprietário da marca CV, Carlos Viacava, investe desde o início, no ano de 1986, em atuais tecnologias de melhoramento genético. É assim que o titular da fazenda fortalece cada vez mais a marca CV na pecuária de corte nacional, apresentando ao mercado animais representativos em características de fertilidade, habilidade maternal e precocidade.
A qualidade da carne da marca CV foi colocada à prova durante um abate técnico, promovido por Viacava, no ano passado. Para a avaliação, foram abatidas 40 novilhas Nelore PO. Os resultados obtidos foram: uma carne macia, de excelente marmoreio, que ao ser apreciada, surpreendeu por seu sabor único.
De acordo com o “Relatório de Abate Técnico CV”, “a carne produzida apresentou excelente sabor e maciez. Os restaurantes parceiros do projeto provaram e aprovaram a carne, assim como os consumidores que ficaram muito satisfeitos ao degustar os cortes especiais da reserva CV. O abate resume os 26 anos de dedicação e esforço seletivo da raça Nelore Mocho”.
Além do investimento em genética, outro diferencial da CV está no manejo. A Fazenda, que hoje possui um plantel de 2,5 mil matrizes Nelore Mocho PO e um grupo de aproximadamente 800 receptoras, cria e recria em regime de pasto, com um acabamento de 90 dias em piquetes, que objetiva preparar os animais para os leilões CV.
“No ano passado vendemos 950 touros Nelore Mocho. Desses, mais de 750 comercializamos em leilões exclusivos da marca CV. Pretendemos gradativamente aumentar esses números, sempre buscando fertilidade, precocidade e habilidade maternal”, explica Carlos Viacava, proprietário da marca CV.
Para sustentar a base genética do rebanho CV, o criatório com 28 anos de seleção está no Programa Nelore Brasil da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) desde o início, há 26 anos, tendo recebido o número de fazenda 7.
“Felizmente a ANCP nos dá um suporte técnico muito eficiente que, ano a ano, agrega novas tecnologias, sob a forma de novas DEPs e agora a elevação acentuada das acurácias por meio da criação das DEPs Genômicas”, destaca Viacava.
Em harmonia com o programa de melhoramento da ANCP, a fazenda, recentemente, também participa do PAINT (Programa de Melhoramento Genético para Bovinos de Corte) da CRV Lagoa.
“Os programas nos oferecem apoio a estar sempre de “olho” na coleta de informações solicitadas pelo melhoramento genético e a ter o máximo de cuidado na preservação correta dos grupos de manejo”, explica o criador.
Na avaliação da ANCP, segundo gráficos de evolução genética do MGT, MP120, DP365 e 450, DPE365 e 450, DIPP e PAC, o rebanho CV é superior à média do programa de melhoramento. Na maioria dessas características, o plantel de Viacava também se sobressai à média das fazendas contempladas com o Global 2.
A última safra disponível (2012) aponta que a média CV para habilidade materna é de 2,2kg, sendo que a média do programa Nelore é de 0,96kg. Para peso ao sobreano, a média CV é de 13kg, ou seja, quase uma arroba a mais. Em perímetro escrotal, que está relacionado a fertilidade e precocidade sexual, o rebanho CV contribui em média com 0,3 cm a mais. Em Produtividade Acumulada, a média CV é de 4,8kg/vaca/ano, sendo que a média do programa é de 2,9kg/vaca/ano – resultado que mostra uma vacada muito produtiva.
Os animais CV estão concentrados nas fazendas de: Paulínia (SP), Caiuá (SP), e Presidente Epitácio (SP). O criatório direciona seus esforços a fim de produzir e comercializar animais férteis e precoces, com boa habilidade maternal, com o objetivo de garantir a desmama de bezerros mais pesados ao desmame e que possam encurtar o ciclo da pecuária, permitindo a produção de carne de excelente qualidade.
Próximos eventos
Os futuros leilões da CV Nelore Mocho são: o “52º Leilão Nelore Mocho CV”, no dia 14 de junho, às 14h, em Sinop (MT) com a oferta de 150 touros da safra 2011, touros rústicos e precoces, avaliados pela ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores); e o “53º Leilão Nelore Mocho CV”, no dia 27 de julho, às 13h, com a oferta de 200 touros e 35 novilhas super precoces, com prenhez confirmada dos mais importantes touros da atualidade.
Fonte: Pontual Comunicação