• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Destaque na área do melhoramento genético, DEP Genômica proporciona ganho de acurácia e seleção eficaz


Destaque entre as temáticas que serão abordadas durante o 20º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, que será realizado pela ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), no dia 25 de abril, em Ribeirão Preto (SP), a DEP Genômica é a principal novidade no setor quanto ao desenvolvimento do melhoramento genético, ganho de acurácia e a promoção de uma seleção eficaz.

A DEPG (DEP Genômica) é a DEP calculada com informações de pedigree, desempenho próprio e de progênies, acrescida dos marcadores de DNA. No Sumário de Touros das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã – edição Abril de 2014, que será lançado durante o Seminário da ANCP, a Associação divulga os resultados da primeira avaliação da DEP Genômica, na prática. Ou seja, serão apresentados, pela primeira vez, os resultados dos animais que já passaram pela nova avaliação.  

A partir da avaliação genética de abril de 2014 os animais genotipados foram avaliados conjuntamente com os demais e por isso será apresentada apenas uma DEP, tradicional para os não genotipados e genômica (DEPG) para os genotipados, tanto no sumário quanto no site da ANCP.

Disponível para criadores associados à ANCP, a DEP Genômica é a incorporação do Clarifide Nelore 2.0 na avaliação genética da Associação, ou seja, a junção dos valores moleculares (MVP) com a DEP. “Entre as grandes vantagens desta tecnologia estão a simplicidade na seleção, pois o criador pode utilizar um único número para a seleção, a DEP Genômica, formada pela DEP e o MVP, além da maior acurácia, e a menor chance de erro na seleção dos animais”, ressalta Priscila Barros, gerente de Serviços Técnicos de Genética da Zoetis, empresa responsável pelo marcador DNA Clarifide Nelore 2.0.

“O criador ganha tempo, pois não precisa esperar muitos anos até que a DEP do animal se confirme. Ele escolherá os animais melhores geneticamente, com maior certeza e de forma antecipada. Isto tudo faz com que o criador obtenha maior retorno econômico e que consiga mais rápido seus objetivos de melhoramento genético”, frisa Priscila.

Com o Clarifide 2.0, que conta com 12 mil marcadores genéticos, a ANCP conseguiu evoluir a DEP Auxiliada pela Genômica, lançada pela Associação em 2011. A DEP-AG foi o primeiro passo no uso da genômica no melhoramento tradicional e proporcionou ganhos relevantes de acurácia para animais jovens, porém ainda limitados devido à quantidade pequena de marcadores.

“Além de aumentar a confiabilidade nas avaliações de animais jovens, possibilitando a diminuição do intervalo de gerações e consequentemente a aceleração do ganho genético, teremos DEP Genômica para 10 novas características; período de gestação, habilidade materna aos 210 dias, peso aos 210 dias, estrutura, precocidade e musculosidade a desmama e ao sobreano e altura, totalizando 22 características”, ressalta o presidente da ANCP, Raysildo Lôbo, sobre a evolução deste tipo de avaliação. “O uso da genética certa para produção de animais para abate é ponto determinante no sucesso do uso de tecnologias reprodutivas, manejo nutricional e para um produto padronizado e de qualidade”, frisa o Lôbo.

Mesmo sendo uma tecnologia nova, com aplicações revolucionárias, a DEP Genômica será facilmente absorvida pelo mercado. Como destaca o pesquisador da ANCP, Luís Gustavo Figueiredo, a interpretação desta nova ferramenta é similar a da DEP tradicional. “A ANCP fornece suporte para elucidar quaisquer dúvidas e auxiliar o criador no processo de seleção”, destaca.

“A expectativa do uso da ferramenta é um processo de seleção mais eficaz, com a acurácia dos animais jovens. Com isso o criador pode selecionar os futuros reprodutores mais precocemente, influenciando o ganho genético, por meio da redução do intervalo de geração e através do aumento de precisão na escolha destes animais, contando com as informações de MVPs e as estimativas das DEPs”, reforça o pesquisador.

Realização

Para a realização do teste que irá possibilitar a produção da DEP Genômica é necessário solicitar à Zoetis um kit de coleta do pelo do animal, que deve estar com o bulbo. O associado da ANCP poderá selecionar os animais que serão analisados por meio da ANCPNet/Módulo Pedido de Clarifide, enviando o relatório, automaticamente, para a Zoetis.

Após enviar as amostras, via correio, para o laboratório Zoetis, o material será analisado e os resultados dos marcadores moleculares serão enviados à ANCP. Juntamente com as informações de desempenho e pedigree, a Associação irá produzir a DEP Genômica do animal. Essa informação/resultado poderá ser consultada na ANCPNet/Módulo Consulta de Avaliação Genética.

Fonte: Pontual Comunicação

Translate »