• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Em 2018, ANCP comemorou 30 anos do PMGRN e inovações em melhoramento genético


No ano em que comemorou os 30 anos do Programa Nelore Brasil (PMGRN), a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) celebrou importantes resultados e avanços na área de melhoramento genético animal. Em 2018, a Entidade participou de eventos importantes dentro do segmento, além de promover workshops, reuniões, visitas a propriedades e lançar novas DEPs.

Como faz tradicionalmente todos os anos no mês de janeiro, a ANCP realizou reunião técnica com a equipe de consultores no auditório Arnaldo Zancaner, em Ribeirão Preto (SP), contando com 23 participantes, entre consultores e colaboradores. Além das palestras, foram apresentadas as principais tecnologias a serem lançadas ao longo do ano.

Em fevereiro, o presidente e o diretor de pesquisa e inovação da Entidade, respectivamente Raysildo Lôbo e Fernando Baldi, participaram ativamente do “11th World Congress on Genetics Applied to Livestock Production – WCGALP”, realizado na cidade de Auckland na Nova Zelândia. Na ocasião, foram apresentados trabalhos científicos realizados com dados da ANCP, com foco nas áreas de melhoramento genético e genômica, tanto na forma de pôster como por apresentações orais (veja citação completa dos trabalhos na tabela).

Ainda nesse mesmo mês a equipe técnica da Entidade esteve em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), onde promoveu um Workshop de Genética, com apresentação de palestras sobre a ANCP e as vantagens para o produtor e a importância de seu programa genético. A equipe ainda realizou visita técnica à Estancias Espíritu, de propriedade de Peter Elsner, fazenda que fica no Departamento de Beni e é associada da ANCP.

Ademais, a ANCP promoveu e apoiou as provas de Eficiência Alimentar de touros jovens Nelore pré-candidatos à Reprodução Programada 2018, realizadas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Uberlândia/MG, e o núcleo regional da Embrapa Cerrados, em Santo Antônio de Goiás/GO, que iniciaram em 06 de fevereiro e 20 de fevereiro, respectivamente. Tais provas geraram grande oportunidade para o produtor ter seus animais avaliados pela mais moderna tecnologia de pecuária de precisão.

A ANCP participou também do Dia de Campo sobre Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF), que contou com a presença ativa de Raysildo Lôbo, presidente da Entidade. O evento, promovido pela marca CV, Unoeste, Embrapa, Cooperativa Agroindustrial (Cocamar) e Associação Rede ILPF, ocorreu em fevereiro na Fazenda Campina, em Caiuá (SP), propriedade de Carlos Viacava, vice-presidente da ANCP, que completa “Genética e meio ambiente andam juntos.”.

A 24ª edição do Seminário da ANCP, realizada no dia 11 de maio, apresentou as inovações do melhoramento genético e a evolução da pecuária de corte brasileira. Marcando os 30 anos do Programa Nelore Brasil, da ANCP, o encontro reuniu mais de 300 pessoas, entre pecuaristas, pesquisadores, professores, acadêmicos e executivos de diversas empresas do agronegócio de todo o Brasil.

Os principais destaques foram os lançamentos do aplicativo da ANCP para tablets e smartphones, modernizando e facilitando o acesso do criador aos dados do seu rebanho, lançamento do Índice Bioeconômico para as raças Guzerá, Brahman e Tabapuã, visando o aumento da lucratividade dos criadores, sendo o único programa do Brasil a possuir um índice econômico para essas raças, e lançamento da edição de maio de 2018 do Sumário de Touros das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã, além de várias homenagens a pessoas que se destacaram na história da Entidade e da agropecuária brasileira.

Em junho, a ANCP recebeu os dados da prova de Eficiência Alimentar do Guzerá IT, pertencente à Fazenda Perfeita União, de Pirajuí (SP), parceira da Entidade desde 1999 e uma das pioneiras a aderir ao programa da raça. O criatório enviou à ANCP informações de 500 animais Guzerá avaliados para as características de eficiência alimentar. As informações contribuirão para o lançamento das DEPs para eficiência alimentar da raça.

No mês de agosto, o conselho diretor da Entidade se reuniu para a posse da nova diretoria e conselho fiscal para o triênio 2018-2021, que agora é composta pelo Prof. Raysildo B. Lôbo, presidente; Carlos Viacava, vice-presidente; Fernando Baldi, tesoureiro; Cláudio Magnabosco, secretário e Carina Ubirajara Faria, diretora técnica. Na ocasião, foi conferida a Carlos Viacava uma placa de Mérito Lealdade, como homenagem aos vários anos de dedicação à ANCP e ao melhoramento genético da pecuária brasileira.

Em Uberaba (MG), a Entidade participou da 11ª edição da ExpoGenética, realizada entre os dias 18 e 26 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Durante o evento, fazendeiros de todas as partes do Brasil procuraram a ANCP com o objetivo de participar de seus programas. Ao todo, 67 novas fazendas entraram nos programas de melhoramento genético oferecidos pela Entidade.

Dentro da programação, foi apresentado o Sumário de Touros das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã, edição agosto 2018 que trouxe, em suas páginas, o lançamento mais esperado pelo mercado: a nova DEP genômica para precocidade de machos (DIPM – DEP para Idade à Puberdade de Machos), fruto de uma parceria entre a ANCP e o grupo de pesquisa GERA-MS, liderado pela Profa. Eliane Vianna da Costa e Silva, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Marcando o quarto ano da edição genômica do teste, a ANCP também apresentou o catálogo da Reprodução Programada Genômica 2018, com a participação de 28 touros, além da lista dos animais aprovados na 1ª RP Genômica de 2015, cujos resultados comprovaram o aumento de acurácia de 50% na seleção dos animais e a redução do teste em um ano, com a aplicação genômica na RP.

No mês de outubro, a ANCP recebeu um grupo criadores da raça Senepol, onde apresentou os resultados preliminares das avaliações genéticas dos programas e debateu temas importantes como desafios e inovações, implantação da genômica no programa e estratégias de marketing. Na ocasião, a Entidade redefiniu o nome do programa, que passa a ser chamado de Programa ANCP Senepol, com a sigla PAS, e estabeleceu o lançamento do 1º Sumário do Senepol para o início de 2019.

Na InterCorte São Paulo, entre os dias 21 e 23 de novembro, um grande evento nacional relacionado à cadeia produtiva da carne e último evento do ano do setor, a ANCP teve ilustre participação. Com estande no local durante os três dias do evento, que contou com a parceria de renomados criatórios brasileiros. A ANCP recebeu visitas de ilustres políticos, pecuaristas e representantes de empresas parceiras, além de promover oportunidades de negócios.  Além disso, sempre despertando o interesse do público por suas tecnologias e novidades, durante o evento foram realizadas entrevistas com o vice-presidente Carlos Viacava e a responsável pelo setor de Transferência de Tecnologia Letícia Castro, que falaram à imprensa do ramo agropecuário sobre as atualidades e inovações da Entidade que estão por vir.

O ano de 2018 fica também como um marco na consolidação do Programa ANCP de Melhoramento Genético de Gado Comercial (PMGC), com o aumento de criatórios participantes e, consequentemente, do número de matrizes. Em vista desse alicerçamento, a ANCP apresentou junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) o projeto do CEIP Comercial, que, assim que aprovado, a entidade torna-se apta a fornecer o certificado às fazendas associadas ao PMGC.

Ao logo do ano, a ANCP também participou de outros vários importantes eventos do meio agropecuário, além de ministrar palestras em workshops e dias de campo de parceiros e criatórios associados. Além disso, sempre em busca da inovação tecnológica, a ANCP não deixou de investir na ciência e na pesquisa em 2018, publicando e apoiando trabalhos publicados na área de melhoramento genético e genômica nas mais influentes revistas científicas indexadas internacionais e em congressos mundialmente renomados (veja citação completa dos trabalhos na tabela).

Tendo a ciência como um de seus tripés de sustentação, a ANCP acredita que a pesquisa científica é o primeiro passo para que a agropecuária brasileira evolua tecnicamente, aumentando a produtividade do criador de bovinos de corte e, consequentemente, do país. A validação das atuais e futuras tecnologias da entidade na academia científica internacional assegura sua qualidade.

“Foi um ano muito produtivo para a ANCP, com grandes avanços na genômica. Novas tecnologias incorporadas por Fernando Baldi que possibilitam um enorme crescimento de nosso banco de dados moleculares.”, destaca Carlos Viacava, vice-presidente da instituição.

Agora, a entidade aguarda o próximo ano com expectativa e, com empenho, prepara ações para cumprir sua missão de disponibilizar ao criador modernas tecnologias, priorizando a qualidade da informação e a inovação. “Em 2019 queremos estar ainda mais próximos dos criadores e estamos preparando ações voltadas à disseminação do conhecimento utilizando recursos atuais de comunicação, tornando nosso contato com o criador mais dinâmico, instantâneo e objetivo, adaptado a era que estamos vivendo. Em 2019 comemoramos 20 anos do Programa Guzerá Brasil e teremos homenagens a essa importante raça da pecuária brasileira, além de prepararmos novidades tecnológicas exclusivas para a raça Guzerá. Teremos também novidades no campo da genômica, tecnologia em que a ANCP foi pioneira e está em constante evolução” conclui o Prof. Raysildo Lôbo, presidente da ANCP.

Translate »