Embrapa Cerrados realiza leilões de bovinos Nelore neste sábado
No dia 1º de agosto (sábado), a partir das 9h, a Embrapa Cerrados e a Mult Leilões promovem o 5º Leilão Nelore BRGN e o 1º Leilão do Teste de Desempenho de Touros Jovens (TDTJ). Os eventos serão realizados no tatersal que será montado no curral do centro de pesquisa, em Planaltina (DF). Serão ofertados 70 touros e 30 animais comerciais da raça Nelore e cruzados. O evento é público aos produtores interessados.
Para o 5º Leilão Nelore BRGN, estão relacionados 44 touros Nelore puros de origem (PO) registrados com idade entre 30 e 36 meses. Os animais têm a marca Brasil Genética Nelore (BRGN), da Embrapa. Testados a pasto, eles são selecionados e avaliados geneticamente pelo Programa Nelore Brasil, em parceria com a Associação Nacional de Pesquisadores e Criadores (ANCP), classificados como top para mérito genético total (MGT), índice composto por características de crescimento e de reprodução.
O Nelore BRGN faz parte do rebanho formado em 2000 pela Embrapa Cerrados a partir das matrizes das melhores famílias da raça Nelore. Os animais são selecionados nas condições de Cerrado e têm excelente potencial genético. “O leilão representa uma oportunidade ímpar para investir em animais produtivos, criados a pasto”, afirma o pesquisador Cláudio Magnabosco, coordenador do programa de melhoramento do Nelore BRGN na Embrapa Cerrados. Também serão ofertados 30 animais machos e fêmeas comerciais Nelore e cruzados.
Já o 1º Leilão do TDTJ contará com 26 touros jovens melhoradores com idade média de 20 meses, classificados como elite e superior pelo teste. O TDTJ foi realizado entre julho de 2014 e maio de 2015 nos campos experimentais da Embrapa Cerrados, em parceria com a Associação dos Criadores de Zebu do Planalto (ACZP) e da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).
O TDTJ avaliou 61 animais da raça Nelore, vindos de 14 criatórios de Goiás, São Paulo e Mato Grosso, além do Distrito Federal. O teste engloba a prova de ganho em peso a pasto, com duração de 294 dias, sendo 70 de adaptação e 224 de prova efetiva. Durante todo o teste, os animais foram mantidos em pastagens renovadas por sistema de Integração Lavoura-Pecuária, sendo suplementados apenas com mineralização adequada para a categoria animal e época do ano. Para mais informações sobre o 1º TDTJ na Embrapa Cerrados, clique aqui.
Os animais poderão ser visitados na sexta-feira (31/07) no estábulo da Unidade, das 8h às 17h.
As condições de pagamento são as mesmas em ambos os leilões: 24 parcelas para animais PO e três pagamentos para animais comerciais.
Acesse aqui o pré-catálogo dos leilões.
Fonte: AGCZ