• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Ensino Online: próximas palestras contam com William Koury Filho e Priscila Barros


No dia 28 de abril, o Doutor em Produção Animal, William Koury Filho, diretor da BrasilcomZ, trata sobre o “Estudo de Caso Nelore Jandaia – exemplo de seleção genética”, dentro da programação do projeto Ensino Online, promovido pela ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores). Logo após, no dia 5 de maio, Priscila Barros, gerente de Serviços Técnicos de Genética da Zoetis, aborda a “DEP Genômica – O avanço no melhoramento genético”, em sua contribuição ao programa. 

O projeto Ensino Online utiliza a plataforma de conferências online GoToWebinar, e tem o objetivo de disseminar conceitos e dados referentes à área do melhoramento genético e seleção, mas também possibilitar a interatividade entre o instrutor e o participante. Com cerca de uma hora de duração, as palestras contam com o compartilhamento em tempo real, por meio da conferência integrada e gratuita, nos dias e horários pré-agendados. Basta os interessados se cadastrarem no site do projeto, no endereço www.ancp.org.br/ensino.

William Koury Filho e o “Estudo de Caso Nelore Jandaia – exemplo de seleção genética”

Marcada para o dia 28 de abril, às 16h, a participação do Doutor em Produção Animal, William Koury Filho, diretor da BrasilcomZ, no projeto Ensino Online, mostrará o “Estudo de Caso Nelore Jandaia – exemplo de seleção genética”.

Reconhecido no mercado devido ao trabalho de consultoria em criação e seleção de bovinos, especializado nas áreas de melhoramento genético e avaliação morfológica, Koury Filho irá apresentar diretrizes e resultados alcançados pelo criatório Nelore Jandaia, considerado um exemplo de seleção genética, que completa 50 anos de atuação neste ano.
O palestrante irá tratar sobre a trajetória do criatório na busca por um rebanho forte e superior, destacando os principais pontos neste processo, com destaque em sua organização para a coleta de dados, e as aplicações das tecnologias em melhoramento genético utilizadas.

Desenvolvido ao norte do Mato Grosso, no município de Gaúcha do Norte, o Nelore Jandaia conta com um rebanho de, aproximadamente, 1.300 matrizes PO. Trabalha com a criação de animais, exclusivamente, a pasto. Os lotes de manejo são rigorosamente formados e informados, o que permite uma comparação ideal entre os animais.
A coleta de dados é uma prioridade, o que reforça a confiabilidade do processo de avaliação genética.A fazenda também coleta dados de acordo com o sistema EPMURAS, o que permite um gado homogêneo e auxilia no direcionamento dos acasalamentos.

O foco da seleção Nelore Jandaia está em habilidade materna, fertilidade, ganho de peso e biotipo funcional para sistema de produção a pasto. Com isso, alcança objetivos concretos: possui as três certificações global G da ANCP (G1 – Qualidade da Informação; G2 – Melhoramento Genético e G3 – Sustentabilidade Genética).

Priscila Barros e a “DEP Genômica – O avanço no melhoramento genético”

Já no dia 5 de maio, às 16h, Priscila Barros, gerente de Serviços Técnicos de Genética da Zoetis, fala sobre a “DEP Genômica – O avanço no melhoramento genético”, dentro da programação do programa Ensino Online.

O objetivo da profissional é esclarecer as dúvidas dos participantes sobre essa nova tecnologia, mostrando os diferenciais de sua aplicação no processo de seleção.
“A utilização da DEP Genômica aumenta a acurácia da DEP tradicional e faz com que o criador acerte muito mais na seleção de animais jovens. Isto é fundamental, pois escolhemos os touros/novilhas/doadoras quando os mesmos tem baixa acurácia”, ressalta a profissional.

“O criador ganha tempo, pois não precisa esperar muitos anos até que a DEP do animal se confirme. Ele escolherá os animais geneticamente melhores, com maior certeza e de forma antecipada”, destaca Priscila. “Isto tudo faz com que o criador obtenha maior retorno econômico e que consiga mais rápido seus objetivos de melhoramento genético.”
A profissional lembra que a DEP Genômica está disponível para os criadores associados à ANCP. Na palestra, ela irá detalhar a nova tecnologia, que é a incorporação do ClarifideNelore 2.0 na avaliação genética da ANCP. Ou seja, a junção dos valores moleculares (MVP) com a DEP.

“As grandes vantagens desta tecnologia é a simplicidade na seleção, o criador pode utilizar um único número para a seleção (a DEP Genômica), ao invés de dois (a DEP e o MVP); ela possibilita maior acurácia,menor chance de erro na seleção dos animais”, frisa.

Programação Ensino Online

Mensalmente, as palestras online e gratuitas do programa buscam promover a disseminação de informações sobre o melhoramento genético para a seleção e evolução dos rebanhos. Criado pela ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), em 2013, o programa contempla tópicos de destaque no cenário do melhoramento genético animal.

Após as palestras de Willian Koury Filho e Priscila Barros, o cronograma Ensino Online continua: dia 17 de junho, às 16h,palestra “O caminho para a qualidade de carne zebu”, com Fabiano Araújo, da Aval Serviços Tecnológicos; e no dia 17 de julho, às 16h,“Interpretação e aplicação das DEPs no processo de seleção”, com a gerente técnica da ANCP, Juliana Leite.

Serviço

Outras informações sobre o Ensino Online podem ser obtidas no www.ancp.org.br/ensino ou pelo telefone (16) 3877-3260.

Fonte: Pontual Comunicação

Translate »