Está próximo: programação da ANCP na ExpoGenética conta com o lançamento da Reprodução Programada Genômica
Em alguns dias, a ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) lançará a primeira Reprodução Programada (RP) Genômica – teste de progênie que incluiu a DEP Genômica no processo de seleção deste ano. Está tudo pronto para apresentá-la ao mercado. A cerimônia acontecerá no dia 19 de agosto, às 17h30, no pavilhão 16.
Além disso, durante a ExpoGenética, a ANCP tornará público o nome dos touros selecionados na RP Genômica. Eles estarão no Catálogo da Reprodução Programada 2015. O material será agregado à nova edição do Sumário de Touros Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã – Agosto/2015, que será lançado no dia 18 de agosto, após às 14h, no Tatersal Rubico Carvalho.
Também marcará presença os associados da ANCP. Eles irão promover os seguintes leilões: “Leilão Virtual Terra Brava”, dia 15 de agosto, às 13h, no Cupim Grill; “Leilão Mega Touros Matinha”, em 16 de agosto, às 13h, no Rancho da Matinha; “Leilão Projeto Boi com Bula”, em 17 de agosto, às 20h, no Tatersal Rubico Carvalho; “2º Leilão Genética Provada”, em 18 de agosto, às 20h; “Leilão Noite Nacional Matrizes Colonial”, em 19 de agosto, às 20h, no Tatersal Rubico Carvalho; “Leilão Virtual TOP CEN”, em 20 de agosto, às 20h; “Leilão Touros Melhoradores Colonial”, em 22 de agosto, às 13h, no Tatersal Rubico Carvalho; e “Leilão Naviraí Camparino”, em 23 de agosto, às 13h, no Leilopec.
Assim como nos anos anteriores, a Associação terá o seu próprio estande, com o objetivo de recepcionar o público, sanar dúvidas e reforçar diretrizes dos seus programas e serviços.
RP Genômica
A RP completa este ano o seu 20º aniversário. Para comemorar a data, a ANCP incorporou a DEP Genômica no processo de seleção do teste de progênie. Com a mudança, além de passarem pelos filtros genéticos e vistoria, os participantes ainda foram genotipados.
Objetivo RP
A Reprodução Programada seleciona machos jovens dos programas da ANCP com mérito genético superior e disponibiliza o material genético desses animais aos criadores associados à entidade. Tudo isso com o propósito de disseminar o sêmen de animais superiores, acelerar o progresso genético das raças, aumentar a conectabilidade entre os rebanhos e incluir touros jovens com avaliação genética confiável nas centrais de inseminação.
Fonte: Pontual Comunicação