Fazenda Terra Boa: criatório celebra 50 anos marcados por genética de alta produtividade e avanços tecnológicos
Desde 1965 a Terra Boa, de José Luiz Niemeyer, promove a seleção de animais da raça Nelore. A melhoria contínua nos processos produtivos e a evolução genética de seu rebanho sempre foi o foco da criação Terra Boa, porém sem deixar de lado a preocupação com o biotipo animal e as características raciais, importantes para a preservação da raça Nelore.
Este ano, a Fazenda completa 50 anos dedicados à seleção da raça Nelore. Foi a primeira empresa pecuária do Brasil a receber a certificação ISO 14001, declaração ambiental de abrangência mundial.
Nos últimos anos, o progresso genético obtido pela Terra Boa no Programa Nelore Brasil é destacável, podendo destacar características importantes como habilidade maternal, crescimento pré e pós-desmame e reprodutivas, além do índice MGT.
Pioneira nas certificações Global G fornecidas pela ANCP, recebeu em abril de 2010 seu primeiro selo: a certificação Global G1 – Qualidade da Informação, e logo em seguida conquistou as certificações Global G2 – Melhoramento Genético e Global G3 – Sustentabilidade Genética.
Confiabilidade genética
Niemeyer se tornou conhecido no meio agropecuário por adotar novas tecnologias no processo de seleção sem deixar de lado os clássicos padrões, como a técnica da avaliação visual. “Além de obter excelente desempenho nas avaliações, nossos animais se destacam pela beleza racial. Prezo muito por isso”.
A produção da Fazenda é reconhecida por quem vive e atua na evolução da raça no Brasil, como o professor Raysildo Lôbo, presidente da ANCP. “Grande criador e entusiasta da raça Nelore, Niemeyer realizou um excelente trabalho com suas ideias inovadoras sobre seleção e sua preocupação constante com o meio ambiente. Seus animais, além da qualidade genética que observamos nas avaliações da ANCP, também possuem a beleza racial imponente da raça Nelore”, ressalta Lôbo. A Fazenda Terra Boa ingressou no Programa Nelore Brasil, da ANCP, em 1992.
Sustentabilidade
Em 2014, a Fazenda Terra Boa se destacou como a campeã das campeãs do Prêmio Fazenda Sustentável, iniciativa da revista Globo Rural, com o apoio da Basf, John Deere Rabobank e de parceria da Fundação Espaço ECO. A fazenda conquistou o prêmio máximo do projeto e também foi escolhida na categoria bovinocultura de corte.
Desde 1948, a Terra Boa desenvolve a atividade pecuária (melhoramento genético e pecuária de corte) com base nos pilares da sustentabilidade. Em 1958 ganhou o troféu “fazenda conservacionista do Estado de São Paulo”, outorgado pela Secretaria Estadual de Agricultura, devido à aplicação de boas práticas agropecuárias conhecidas na época.
Em 2004, foi a primeira fazenda brasileira a obter a certificação ISO 14001. Três anos depois, a Global Gap de Práticas Agropecuárias. No final de 2012, passou a atender as exigências de Boas Práticas Agropecuárias da Embrapa, que visa o bem-estar animal, além da conservação dos recursos naturais.
Leilão 50 anos
Um dos mais aguardados pregões do País, o Leilão Touros Terra Boa, já tem data marcada: vai ocorrer no dia 5 de julho, às 14h, na sede da fazenda, em Guararapes (SP). Neste ano, a oitava edição do evento celebra os 50 anos de atuação da marca.
Foram selecionados para o pregão, e serão comercializados, 100 touros Nelore PO da Terra e convidados, 20 novilhas Nelore PO e 45 reprodutores Brangus registrados. O remate será realizado pela Central Leilões e transmitido pelo Canal Rural.
Fonte: Pontual Comunicação