• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Guzerá NF: marca difunde a raça pelo País por apresentar um animal superior, produtivo, resistente e com pureza racial


A marca NF foi uma das responsáveis por introduzir em massa a raça Guzerá por todo o Brasil. Visionários no campo da pecuária, eles provaram que, com o Guzerá, era possível produzir animais funcionais, com genética superior e com pureza racial numa das regiões mais secas do Espírito Santo. Há 87 anos, o criatório contribui para potencializar a economia brasileira. Em razão de toda a sua representatividade, a história da marca está totalmente unida à do Guzerá.

Instalada no Baixo Guandu/ES, a direção da NF passou para Carlos Fernando Fontenelle Dumans, após o falecimento de seu tio, Haroldo Fontenelle, no primeiro semestre do ano passado. Ao lado de sua mãe Maria Luiza e de sua tia Gerusa, Carlos Fontenelle administra cerca de 1600 cabeças em 280 alqueires. Para manter a qualidade da marca NF, o criador, além de seguir os ensinamentos de seu avô e tio, continua investindo em tecnologias e ferramentas atuais do setor para, cada vez mais, melhorar a genética dos animais e proteger o meio ambiente, sem perder a filosofia de animal ideal para o ambiente de criação do rebanho.

O objetivo da seleção consiste em produzir animais que se destaquem em leite e peso e estejam aliados a refinada caracterização racial. “Cultivarei o foco de oferecer ao mercado animais que transmitam a produtividade, beleza e imponência do Guzerá NF, destaca Carlos Fontenelle Dumans”.

Um dos diferenciais do manejo da Guzerá NF está em criar o seu rebanho 100% a pasto. “Devido à rusticidade do Guzerá, não há qualquer alimentação suplementar, exceto os animais de exposições, feiras e leilões. A criação do rebanho é realizada de forma extensiva, a pasto, predominando o gênero Brachiaria, com sal mineral, com baixos custos de produção”, destaca Fontenelle.

É através do uso de tecnologias da atualidade e paixão dos administradores pelo Guzerá, que a marca NF permanece até hoje sólida no mercado da carne e leite. Nos últimos anos, o Guzerá NF tem realizado leilões virtuais, além de ter a venda permanente de tourinhos e matrizes na própria fazenda.

Duas tecnologias fomentam a seleção diária do criatório, são elas: inseminação artificial, FIV (Fertilização In Vitro) e a IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), esta última empregada no rebanho há quatro anos. Cerca de 80% dos produtos nascidos na NF Guzerá são de inseminação artificial. Os acasalamentos são feitos com o apoio de programas de acasalamentos dirigidos para otimizar os resultados da marca.

A relação entre a ANCP e o Guzerá NF existe há vários anos. Uma passagem importante desse período ocorreu, em 1999, quando a entidade e a marca firmaram parceria para o Programa Guzerá Brasil.

O Guzerá NF possui animais de destaque nos sumários de leite da Embrapa, ABCZ e no sumário da ANCP, além de premiações em concursos leiteiros e exposições. Em 2012, Grana FIV NF, da Sociedade Educacional Uberabense (UNIUBE), sagrou-se grande campeã, além de campeã e melhor úbere da categoria Fêmea Jovem, tornando-se recordista da raça Guzerá nessa categoria, no concurso leiteiro da Feileite de 2012, com produção diária média de 26,87 kg aos dois anos e dez meses. Em 2013, Gabiroba FIV NF, de Marcelo Garcia Lack, sagrou-se recordista da raça Guzerá, na categoria Vaca Jovem, no concurso leiteiro da Expozebu, com produção média de 33,74 kg/dia.


Grana FIV NF


Gabiroba FIV NF

Na ANCP, a marca NF se destaca no Global G, possuindo as três certificações. Em 2013 recebeu a certificação G1, que se refere ao envio de informações confiáveis para a avaliação genética. Em 2011 recebeu a certificação G2 e em 2014 obteve o G3, mostrando que o Guzerá NF aplica as ferramentas genéticas de forma correta, resultando em melhoria da sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Em 2013, ao completar 85 anos de seleção do Guzerá NF, a família Fontenelle recebeu homenagem da ANCP por seu trabalho em prol da pecuária brasileira.

No ano passado, todo esse trabalho de seleção exemplar foi reconhecido no universo da pecuária. Haroldo Fontenelle recebeu a comenda Mérito ABCZ – categoria Nacional, criada em 1977, que homenageia, a cada ano, personalidades que desenvolvem trabalhos em prol do crescimento da pecuária zebuína.

Influência

A atuação efetiva do Guzerá NF teve reflexos em vários segmentos da pecuária. O fundador da marca, Napoleão Fontenelle, foi o 1° presidente e fundador da ACGB (Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil).

O sucessor de Napoleão, Haroldo Fontenelle, foi outra figura de muita influência. Em 1991, o criador participou da fundação do Núcleo de Guzerá Leiteiro de São Pedro dos Ferros e, em 1992, do Centro Brasileiro de Melhoramento do Guzerá (CBMG).

Fonte: Pontual Comunicação
Fotos: Zezinho Peres e UNIUBE

Translate »