• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Guzerá NF: um rebanho e uma marca reconhecidamente fortes


A paixão pelo Guzerá fez da marca NF uma das mais importantes do Brasil, com visibilidade internacional. O reconhecimento é reflexo do cuidado aplicado desde o início da formação do rebanho, que sempre priorizou a pureza racial, aliada à produtividade em leite e peso. Qualidades que serão apresentadas no 3º Leilão Genética NF Guzerá, marcado para 14 de abril.

A trajetória da marca teve início em 1928,em Santa Leopoldina (ES), sob o olhar clínico de Napoleão Fontenelle, primeiro selecionador de Zebu do Espírito Santo. O objetivo era, e sempre foi, a produção de animais funcionais de grande purezaracial, alta produção de carne e leite. Incentivador da raça, ele fundou e foi o primeiro presidente da Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil.

Atualmente, o criatório está sob a responsabilidade de Haroldo Fontenelle, que utiliza sistemas tecnológicos de ponta para melhorar a genética dos animais e proteger o meio ambiente, conforme a filosofia original do projeto.

“Dupla aptidão no mesmo animal, com animais se destacando nos extremos para a produção de leite e carne, aliada à refinada caracterização racial; seleção a campo,
com baixos custos de produção, são o foco da seleção NF”, destaca Carlos Fontenelle, integrante da equipe Guzerá NF.

O Guzerá NF é selecionado na Fazenda Fontenelle em Baixo Guandu (ES), às margens do Rio Doce. A fazenda tem solos férteis, mas a região é quente e uma das mais secas do Espírito Santo. A topografia é fortemente acidentada – o Guzerá NF é criado em montanhas. As chuvas são concentradas em poucos meses do verão e o balanço hídrico indica níveis baixos de umidade no solo na maior parte do ano. 

“O Guzerá NF é forte, vive e se desenvolve nesse ambiente. Somente com sal mineral e pasto. Foi melhorado nestas condições de ecologia difícil e manejo simplificado por toda a sua história. O Guzerá NF é um gado rústico e forte”, frisa Fontenelle.

A base genética do rebanho NF foi formada pelo tradicional rebanho JA, com influências dos plantéis de Allyrio Jordão de Abreu, Otávio Machado, Celso Garcia Cid e Antônio Ernesto Werna de Salvo. A introdução do Guzerá importado há meio Século teve resultados relevantes, que implicaram em mais precocidade, raça e rusticidade. Comprovando a acurácia da seleção, na década de 90, o Guzerá NF exportou matrizes para a Colômbia e Venezuela.

Há alguns anos, para aumentar a multiplicação de animais geneticamente superiores, a inseminação artificial e a transferência de embrião passaram a fazer parte da rotina do Guzerá NF. Os resultados das ações e aplicações em tecnologias de seleção podem ser observados nos campeonatos nacionais conquistados pela linhagem NF.
Desde 2002, o criatório participa do Programa Guzerá Brasil da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), possuindo as três certificações Global G (G1 – Qualidade da Informação; G2 – Melhoramento Genético e G3 – Sustentabilidade Genética).

“A parceria com a ANCP tem proporcionado significativa evolução em processos importantes do nosso trabalho; tanto a seleção dos animais, com acasalamentos dirigidos, visando melhoria da produtividade, quanto o manejo eficaz, por meio da implantação da estação de monta, são recomendações que apresentaram resultados eficazes”, afirma Fontenelle. “Além disso, a contribuição da ANCP para a disseminação de informações relevantes ao setor do melhoramento genético e seleção é destacável; sua atuação visa contribuir com o desenvolvimento real da pecuária nacional”. 

Desde o início da participação no programa de melhoramento da ANCP, o criatório tem verificado melhorias significativas nas características que são relevantes para o seu foco de seleção: no desenvolvimento da habilidade materna das matrizes, que comprovadamente produzem muito leite e criam muito bem sua progênie; no peso aos 450 dias, demonstrando que os machos NF apresentam excelente desempenho a pasto e terminam mais cedo, reduzindo o ciclo de produção; e nas características reprodutivas de fêmeas e produtivas de machos.

O rebanho apresenta, num comparativo com o início da atuação junto ao programa de melhoramento, relevante melhoria na característica das fêmeas para precocidade sexual, que produzem mais bezerros ao longo de sua vida útil; além disso, as ações ocasionaram em menor intervalo entre partos,possibilitando a maior produção de bezerros na vida útil das matrizes. Resultados que tiveram consequências positivas no MGT (Mérito Genético Total) do criatório.

Também participa do Controle Leiteiro Oficial da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), do Controle de Desenvolvimento Ponderal e do Centro Brasileiro de Melhoramento Genético da Raça Guzerá (CBMG²). Possuindo animais de destaque nos Sumários de Leite da Embrapa/ABCZ e no Sumário da ANCP, além de premiações em Concursos Leiteiros e Exposições, o rebanho NF também tem participado do Programa de Melhoramento do Guzerá para Leite, fornecendo animais para Teste de Progênie (TP).

“A cada dia temos mais alegrias com o Guzerá. Com tantos anos de trabalho, nosso gado é referência em expressão racial e tem tido nos últimos anos excelente avaliação nos programas de melhoramento. Esta raça é a mais forte e mais versátil do mundo tropical. Leva velocidade de ganho de peso, habilidade materna e uma saúde incomparável aos cruzamentos”, frisa o criador Haroldo Fontenelle.

Valorizando a trajetória do criatório, a ANCP prestou uma homenagem à família Fontenelle pelos 85 anos de seleção do Guzerá NF, durante a Expogenética de 2013, em Uberaba (MG). A intenção foi ressaltar o trabalho de seleção realizado em prol da pecuária brasileira, ação que preconiza a tecnologia para a melhora genética dos animais e a proteção do meio ambiente, na produção de um Guzerá sustentável.

Evento de Destaque

Parte do calendário de eventos importantes para o criatório, organizado para demonstrar o trabalho de 86 anos de seleção, o 3º Leilão Genética NF Guzerá será realizado nodia 14 de abril, a partir das 20h. Virtual, o pregão será transmitido pelo Canal do Boie conta com o apoio da ANCP.
A oferta do remate conta com 30 novilhas PO Prenhes, 40 novilhas PO em idade de reprodução, 40 matrizes PO paridas, 10 reprodutores PO.

Fonte: Pontual Comunicação

Translate »