Guzerá: Projeto ITTR-CAR se prepara para nova fase nos estudos sobre eficiência alimentar
Participante desde 1999 e uma das fundadoras do programa Guzerá Brasil, da ANCP, a Fazenda Perfeita União, de Pirajuí (SP), já pesquisou e promoveu mais de 200 jovens reprodutores Guzerá, identificando indivíduos que consomem menos alimento e produzem mais através do Projeto ITTR-CAR (Irmãos Tonetto, Guzerá Tiatã e Rosalito – Consumo Alimentar Residual).
A partir de agora, o programa entra em uma nova fase, onde serão analisadas em laboratório as sobras diárias de alimento dos tourinhos e fezes com o objetivo de descobrir quais mecanismos fisiológicos levam um animal a ser mais eficiente que outro sem nenhuma perda em performance.
As análises serão realizadas na Universidade Estadual de Londrina (UEL), sob a coordenação da zootecnista e mestranda em Ciência Animal Evelyn Stivaletti, que faz parte do Grupo de Pesquisa e Análise de Carcaça e Carne. O objetivo é coletar informações sobre o aproveitamento de nutrientes, pois os gastos que o pecuarista têm com a alimentação bovina são altos, podendo chegar a 70%.
“Esse é o primeiro trabalho científico do mundo entre zebuínos com intuito de analisar as características com efeito significativo e direto na eficiência alimentar através de marcadores orgânicos”, afirma Tarcisius Tonetto, um dos responsáveis pelo projeto.
Para mais informações acesse: http://www.guzerait.com.br/