Jubileu de Prata do Nelore Brasil e novas ferramentas de avaliação genética foram os destaques no seminário da ANCP
» Confira galeria de fotos do Jubileu de Prata do Nelore Brasil
» Confira a galeria de fotos do 19° Seminário da ANCP
A 19ª edição do seminário da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), com o tema “25 anos do Programa Nelore Brasil”, foi realizada no último dia 5 e reuniu aproximadamente 400 pessoas, no Hotel JP, em Ribeirão Preto (SP).
Presidido por Carlos Viacava, vice-presidente da Associação, o seminário contou com a participação de muitos criadores, profissionais renomados e importantes pesquisadores especialistas em melhoramento genético.
Durante a programação, além da rodada de palestras, em comemoração ao Jubileu de Prata do Programa Nelore Brasil, o evento resgatou a história e homenageou os profissionais que fizeram parte da trajetória de 25 anos do Programa
.
O ápice do evento foi o lançamento oficial do Sumário de Touros, edição Abril/2013, com o tema Melhoramento por princípio – Eficiência que faz história na raça, que destaca três novas DEPs (Diferença Esperada na Progênie) – Marmoreio (MAR), Peso da Carcaça Quente (PCQ) e Peso da Porção Comestível (PPC), que são avaliações para características relacionadas ao sabor da carne e a composição de carcaça.
Para Raysildo Barbosa Lôbo, presidente da ANCP, a 19ª edição do seminário reafirma o trabalho desenvolvido ao longo dos anos pela Associação e fortalece o Nelore Brasil em todo país.
“O evento foi grandioso como esperávamos comemorar os 25 anos do Programa Nelore Brasil. Palestrantes de altíssimo nível expondo assuntos muito relevantes para a pecuária nacional e recorde de público. O novo sumário está com conteúdo riquíssimo e com certeza será uma ferramenta essencial para os pecuaristas. A presença de nossos criadores, parceiros e amigos foi fundamental para mais um marco na história da ANCP e do Nelore Brasil”, analisou Lôbo.
O 19º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores
O Painel I com o tema “Vale a pena investir na pecuária brasileira?” contou com palestras de três importantes profissionais da área. O consultor da MB Agro, Alexandre Mendonça de Barros, ministrou palestra com o tema “Perspectivas para o Agronegócio no Brasil” e apontou que o Brasil e a América Latina terão um papel fundamental na pecuária nas próximas décadas devido ao aumento de consumo mundial.
Antonio Jorge Carmandelli, presidente da ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne) versou sobre o tema “Mercados da Carne”, destacou a necessidade do Brasil ter um melhor controle sanitário e gerenciar melhor o fluxo logístico, sinalizou que o país não acessa 50% do mercado comprador que melhor remunera e apontou a importância do melhoramento genético na conquista de novos mercados.
Encerrando o painel, o vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Marfrig, João de Almeida Sampaio Filho, discutiu “Políticas Públicas Impactam a Carne” pontuou que a carga tributária no agronegócio brasileiro é uma das mais altas se comparadas com os países concorrentes, discorreu sobre questões de sustentabilidade e destacou que o Ministério Público está tomando medidas rigorosas para que os frigoríficos comprovem a procedência dos produtos comercializados.
No período da tarde, dentro do painel “Contribuição dos Programas de Melhoramento Genético da ANCP”, o professor Raysildo Lôbo, presidente da Associação, apresentou “Resultados e Inovações na Seleção do Nelore Brasil” e abordou a importância e as transformações do melhoramento genético ao longo dos anos e discorreu sobre as novas ferramentas para seleção e evolução dos rebanhos.
Alejandro Vozzi, pesquisador do INTA (Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária), na Argentina, apontou o impacto e as contribuições do Programa Nelore Brasil, implantado pela ANCP em toda América Latina e apresentou índices de aumento de 2% anual na produção de carne, principalmente em países desenvolvidos e de 2,7% de aumento no comércio de carne até 2020.
A zootecnista Priscila Barros, da Zoetis, apresentou o “Retorno de Investimento do Clarifide para o Criador” e apontou que o retorno do uso do Clarifide é alto, desde que a informação seja utilizada para a seleção dos animais e ressaltou a importância das ferramentas de avaliação auxiliadas pela genômica.
O criador Dr. Expedito Ribeiro discorreu sobre “Visão do Criador na Seleção do Rebanho Nelore” e destacou as mudanças no olhar do criador e a necessidade de se investir cada vez mais em melhoramento genético.
O Assessor do Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Pedro Arraes, apresentou o tema “A Tecnologia como Catalisadora da Pecuária Nacional nos Preparando para os Próximos 20 Anos”, tratando sobre o consumo de carne no mundo irá aumentar de acordo com o crescimento do poder econômico da população, segundo estatísticas apresentadas e salientou que o desafio da pesquisa agrícola nacional é fortalecer a base científica, apoiar e capacitar talentos e manter o equilíbrio público e privado, encerrando o ciclo de palestras.
Durante as comemorações também foram assinados, o Termo de Cooperação Técnica entre a AGCZ (Associação Goiana de Criadores de Zebuínos) e a ANCP, que tem como objetivo a adoção dos Programas de Melhoramento Genético da ANCP como programas oficiais da AGCZ e o Protocolo de Intenções entre a SRB (Sociedade Rural Brasileira) e a ANCP, que tem por finalidade a criação do Protocolo do Meio Ambiente da Pecuária Brasileira, visando o fortalecimento sustentável do setor.
Esta edição, contou também com a participação de Cesário Ramalho da Silva, presidente da SRB (Sociedade Rural Brasileira) e dos criadores, Jovelino Carvalho Mineiro, Flávio Telles de Menezes, Antônio Balbino C. Neto e Lourenço Campo.
Jubileu de Prata do Nelore Brasil
Para comemorar o Jubileu de Prata do Programa Nelore Brasil, a ANCP organizou um jantar na noite do dia 4, no JP Hotel. O evento reuniu mais de 250 pessoas. Entre os convidados estavam grandes nomes da Pecuária Nacional, como Ricardo Viacava, da Nelore Mocho CV; Luciano Borges Ribeiro, do Rancho da Matinha; Flávio Aranha e Adriana Zancaner Aranha, da Fazenda da Bela Alvorada; Fábio Souza de Almeida Filho, da Nelore do Golias; Beatriz Biagi Becker, da Beabisa Agricultura Ltda; Michel Caro e Patrícia Zancaner Caro, da Fazenda Bonsucesso. Além de importantes autoridades, como o Secretário da Agricultura de Goiás, Dr. Antonio Flávio Camilo de Lima, o Superintendente Executivo da Seagro (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goias),Dr. José Manoel Caixeta Haun; e o juiz Dr. Ricardo Monte Serrat, entre outros.
Durante o jantar, o presidente da ANCP, Raysildo Barbosa Lôbo discursou sobre a história da ANCP, as transformações e contribuições do Nelore Brasil à Pecuária Nacional e as expectativas para 2013. Os convidados receberam uma medalha em comemoração aos 25 anos de empenho e sucesso do Nelore Brasil, na busca por reprodutores e matrizes superiores.
Fonte: Pontual Comunicação