• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Novos índices bioeconômicos da ANCP foram usados no leilão Embrapa


Centro de Desempenho Animal do Núcleo Embrapa Cerrados

Lançados recentemente no mercado, os novos índices bioeconômicos da ANCP estão se consolidando como ferramenta indispensável para seleção com base em várias características produtivas dentro dos diferentes sistemas de produção, além de auxiliar os criadores na comercialização de animais.

Um bom exemplo do uso da nova ferramenta foi o 8º Leilão da Embrapa Cerrados (DF), realizado no último dia 17 de fevereiro. Além de utilizar exclusivamente as avaliações genômicas da ANCP, a entidade também fez uso dos quatro novos índices no momento das decisões de acasalamento genético com o objetivo de ter maior assertividade na seleção do Nelore BGRN.

De acordo com Claudio Magnabosco, pesquisador da Embrapa Cerrados e diretor da ANCP, além do uso interno no processo seletivo, a adoção dos novos índices no momento da comercialização dos animais permitiu valorizar e auxiliar os compradores no momento de aquisição dos reprodutores e matrizes geneticamente superiores.

Para o pesquisador, os novos índices bioeconômicos despertaram o interesse dos compradores no leilão, pois, além de já contarem com o tradicional modelo MGTe, tiveram mais uma ferramenta de seleção no momento da escolha de animais que de fato iriam atender as demandas especificas das propriedades, conferindo assim maior lucratividade e rentabilidade.

“No momento da escolha, o produtor que trabalha com sistema de cria priorizou aqueles animais de melhor classificação no índice MGTe_CR, que foi um índice pensado justamente na seleção de fêmeas e otimização da desmama, contemplando em sua ponderação características relacionadas a longevidade, precocidade sexual, habilidade materna, peso a desmama e perímetro escrotal, que são características extremamente importantes para esse sistema de produção”, destacou Magnabosco.

Clique aqui para saber mais detalhes e conhecer as ponderações dos novos índices bioeconômicos.

 

Translate »