Palestra sobre touros avaliados em testes de desempenho no bioma cerrado finaliza programação do Ensino Online 2014
A última palestra da programação 2014 do projeto Ensino Online da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) está marcada para 1º de dezembro, às 16h. O consultor da Embrapa Cerrados e doutor em Ciências Biológicas, Cláudio de Ulhôa Magnabosco, irá destacar a “Importância econômica de touros geneticamente avaliados em testes de desempenho no bioma cerrado”. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas através do www.ancp.org.br/ensino
Geralmente as palestras duram em média uma hora. O tempo é adequado para que o participante saiba a teoria, prática e resultados do tema em questão. A transmissão da apresentação acontece em tempo real por meio da plataforma de conferências online GoToWebinar.
Perfil Magnabosco
Com um currículo profissional que reúne experiências importantes no setor, Magnabosco terá muito o que compartilhar com o público. Pós-doutor em Genética e Produção Animal na Universidade da Califórnia (UCDavis-EUA), ele é referência na área de Genética Quantitativa, sendo muito atuante, principalmente, em assuntos sobre melhoramento genético de bovinos de corte, seleção genética da raça Nelore, desempenho animal e programas de Integração-Lavoura-Pecuária (ILP).
Atualmente, Magnabosco, além de pesquisador da Empresa Cerrados, é pesquisador associado da ANCP, professor titular de pós graduação da Universidade Federal de Goiás e pesquisador visitante da Universidade de São Paulo (USP). Também é responsável técnico de testes de desempenho de touros jovens da raça Nelore conduzidos em parceria com a AGCZ (Associação Goiana dos Criadores de Zebu) e ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e atua como colaborador pela Embrapa de diversas parcerias público-privadas nacionais e internacionais, especialmente, na Colômbia, Estados Unidos e Bolívia.
Penúltima palestra
Em novembro, o palestrante do Ensino Online foi o médico veterinário Argeu Silveira. Diretor técnico da Genética Aditiva, com mais de 28 anos de experiência na área do melhoramento genético, Silveira destacou o “Estudo de caso Genética Aditiva”. A temática reuniu pessoas de várias localidades. Foram mais de 50 inscrições de Estados como: Acre, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Ceará. Criadores de outros países também tiveram interesse. Do total de inscritos, 4% eram estrangeiros.
Em sua palestra, Silveira abordou os objetivos da Genética Aditiva. Dentre eles, o médico veterinário ressaltou a precocidade sexual e ultrassonografia de carcaça. Também falou, por exemplo, da pesquisa sobre ultrassonografia testicular, coordenada pela doutora Eliane Vianna Silva, Universidade Federal de Mato Grosso Sul (UFMS). Para saber mais, clique a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=LF482HE52Oo&feature=youtu.be
Ensino Online
Para 2015, o projeto segue. A qualidade das temáticas terá o mesmo padrão. A ANCP irá contar com profissionais renomados do setor para levar ao público tópicos atuais.
Criado em setembro de 2013, o Ensino Online realiza, a cada mês, palestras em tempo real e gratuitas que apresentam temas de destaque no cenário do melhoramento genético e em áreas relacionadas.
Fonte: Pontual Comunicação