Pesquisador associado à ANCP participa de reunião sobre ciência e produção animal, nos Estados Unidos
O pesquisador Fernando Baldi, associado à ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) e professor do Departamento de Zootecnia da UNESP, Campus de Jaboticabal/SP, esteve na reunião anual da Sociedade Americana de Produção Animal (American Society of Animal Science) e Associação Americana da Ciência do Leite (American Dairy Science Association). Considerado o encontro mais importante da área de produção e ciência animal dos Estados Unidos, a oportunidade ocorreu na primeira quinzena de julho, em Orlando, com estudantes, professores, pesquisadores de várias universidades e institutos de pesquisa e representantes de empresas privadas do melhoramento genético.
A programação teve apresentações sobre diversas áreas da ciência e produção animal. Segundo Baldi, as temáticas relacionadas ao melhoramento trataram, principalmente, da utilização das informações moleculares, com dados da atualidade e relevantes para o progresso do setor. “Nesse sentido, destaco os trabalhos referentes à implementação de novas metodologias e algoritmos, que permitem o uso das informações genômicas em avaliações genéticas de grande escala. Por exemplo, o número de animais da raça Holstein genotipados, nos Estados Unidos, tem ultrapassado um milhão de animais, isso representa todo um desafio para a avaliação genômica”.
De acordo com Baldi, a reunião também abordou a contribuição da informação genômica dos marcadores genéticos moleculares (através da identificação das variações estruturais do DNA) e dos dados de expressão gênica (transcriptoma) para esclarecer mecanismos genéticos e fisiológicos, envolvidos na manifestação das características produtivas. “O encontro mostrou o quanto a comunidade científica tem investido tempo e esforço no desenvolvimento de metodologias que permitam a integração de todas essas informações, que visam a obtenção de melhores predições genéticas dos animais candidatos à seleção”.
Além disso, o pesquisador destacou que outros temas da atualidade foram a adoção de estratégias para reduzir o impacto da produção animal sobre o meio ambiente e a seleção de animais, que produzam alimentos saudáveis, como carne, leite e seus derivados.
Em 2016, a reunião também será em julho, mas em outro local, na cidade de Salt Lake – capital e a cidade mais populosa do estado norte-americano do Utah.
Fonte: Pontual Comunicação