Acurácia
Acurácia Tradicional
É o grau de confiabilidade que se tem do valor da DEP. Varia de zero a 100%, e quanto maior o valor, maior é a confiança de que a DEP não sofrerá grandes alterações com a inclusão de novas informações. Já os valores baixos indicam que existe possibilidade de mudanças no valor da DEP com a incorporação de informações novas.
O criador deve realizar a seleção de animais de acordo com a DEP, a acurácia deve ser usada para definir a intensidade do uso dos animais escolhidos para reprodução.
O cálculo da acurácia utilizado é o recomendado pela Beef Improvement Federation, conhecida por Acurácia BIF, que varia linearmente de acordo com o número de filhos avaliados.
Acurácia Genômica
O conceito de acurácia apresentada na avaliação genômica pela metodologia de passo único (ssGBLUP) é diferente da acurácia tradicional sem a genômica. No caso, a acurácia genômica está ligada à capacidade preditiva da DEP (Habilidade Preditiva), ou seja, me dá uma ideia do potencial de confiabilidade que tem uma DEP Genômica, é uma medida de robustez (confiabilidade) da informação do modelo que foi utilizado para gerar a DEP Genômica. Ambas acurácias, tradicional e genômica, não são diretamente comparáveis.
Para maiores informações sobre a acurácia genômica, veja texto clicando aqui