Características avaliadas
– Reprodução e fertilidade
Probabilidade de Parto Precoce (3P – %): característica indicadora de precocidade sexual. A D3P expressa à probabilidade de um reprodutor produzir filhas, que desafiadas precocemente, foram diagnosticadas prenhes, mantiveram esta gestação e pariram um bezerro vivo (até 30 meses de idade). O Resultado deve ser interpretado como probabilidade de sucesso. Por exemplo, um touro com valor da DEP de 70%, significa que ele tem 70% de chance de ter filhas mais precoces. Outro exemplo: Se um Touro A tem uma DEP de 80% para 3P e o Touro B tem uma DEP de 60%, quer dizer que o Touro A tem 20% a mais de probabilidade ter filhas precoces que o Touro B. Touros com maiores DEPs são indicados para uso. Disponibilizada apenas para a raça Nelore.
Idade ao Primeiro Parto (IPP – meses): indica precocidade sexual, influencia a produtividade e a eficiência reprodutiva da fêmea. DEPs negativas significam meses a menos para o primeiro parto e são indicados para uso.
Idade à puberdade de machos (IPM – meses): indica precocidade sexual em machos, influencia sua produtividade e a eficiência reprodutiva. DEPs negativas significam meses a menos para atingir a puberdade e são indicados para uso. Disponibilizada apenas para a raça Nelore.
Perímetro Escrotal aos 365 e aos 450 dias (PE365 e PE450 – cm): possui associação genética favorável da característica com precocidade sexual e fertilidade. Expressa em centímetros, é recomendado o uso de touros com DEPs mais elevadas.
Período de Gestação (PG – dias): bezerros nascidos de gestações mais curtas tem menor peso ao nascer, diminuindo a chance da ocorrência de partos distócicos, além disso, quanto menor for o período de gestação maior o período para a matriz se recuperar e produzir uma cria por ano. DEPs negativas significam dias a menos na gestação e são indicados para uso.
Produtividade Acumulada (PAC – kg bezerro desmamado/vaca/ano): indica a produtividade da vaca, em kg de bezerros desmamados por vaca por ano. Ela reflete a capacidade da fêmea iniciar sua produção de bezerros a uma menor idade, a sua permanência no rebanho, bem como sua capacidade em desmamar bezerros pesados. A seleção da PAC é importante, pois ela apresenta associação genética favorável com característica como precocidade sexual e fertilidade. Touros com DEPs mais elevadas são os mais indicados.
Probabilidade de Permanência no Rebanho (Stayability STAY – %): expressa a capacidade da fêmea permanecer até os 76 meses de idade no rebanho, parindo pelo menos três vezes. O Resultado deve ser interpretado como probabilidade de sucesso. Por exemplo, um touro com valor da DEP de 70%, significa que ele tem 70% de chance de ter filhas que vão parir pelo menos 03 crias até os seus 76 meses de idade . Outro exemplo: Se um Touro A tem uma DEP de 80% e o Touro B tem uma DEP de 60%, quer dizer que o Touro A tem 20% a mais de probabilidade ter filhas mais longevas que o Touro B. Touros com DEPs altas são preferidos.
Facilidade de Parto direto de Primíparas (FPP – %): é um indicador direto da facilidade de parto em fêmeas primíparas, precoces e não precoces, e é expresso como a probabilidade de parto sem assistência ou parto normal dos descendentes do indivíduo. Em outras palavras, esta DEP expressa o percentual de sucesso ao parto em fêmeas jovens. Indivíduos com DEP direta para facilidade de parto superior a 40% têm menor probabilidade de apresentar partos assistidos em suas progênies. O valor absoluto da DEP não possui utilidade prática isoladamente, mas deve ser utilizado como comparação entre animais. Embora a DEP direta para facilidade de parto esteja correlacionada com o peso ao nascer, o peso ao nascer explica apenas 40% da variabilidade genética na facilidade de parto. Portanto, a DEP direta para facilidade de parto deve ser utilizada em conjunto com a DEP para peso ao nascer, especialmente quando esta última é superior a 1 kg. A DEP direta para facilidade de parto deve ser empregada na seleção de touros para otimizar a facilidade de parto em suas progênies.
Facilidade de Parto Maternal de Primíparas (MFPP – %): Eestá diretamente associada com a facilidade de parto das progênies oriundas das matrizes descendentes do animal avaliado, ou seja,informação das netas. A DEP de MFPP é uma indicação da facilidade de parto maternal, refletindo a capacidade do animal de produzir fêmeas primíparas que parem com menor dificuldade. Essa DEP deve ser utilizada na seleção de reprodutores com o objetivo de produzir fêmeas de reposição com maior capacidade de parir com menor dificuldade.
– Crescimento
Peso ao Nascer (PN – kg): está relacionada com período de gestação, à facilidade de parto e, sobretudo, ao potencial de crescimento futuro do animal. Bezerros mais leves geralmente apresentam maior facilidade no parto, reduzindo o risco de partos distócicos. No entanto, espera-se que, em média, esses bezerros tenham um menor potencial de crescimento ao desmame e em estágios superiores, como na fase sobreano. Recomenda-se o uso de touros com DPN moderado ou próximo de zero, especialmente para fêmeas jovens.
Peso Maternal ao Nascer (MPN – kg): está relacionada ao peso ao nascer das progênies oriundas das matrizes descendentes do animal avaliado, ou seja, informação das netas. A DEP é indicadora indireta da facilidade de parto maternal, refletindo a capacidade do animal de produzir matrizes que parem com menor dificuldade.
Habilidade Maternal para peso aos 120 e 210 dias (MP120 e MP210 – kg): avalia o ganho de peso das progênies, devido à habilidade maternal (produção de leite) apresentado pela fêmea. Animais com DEPs elevadas são indicados para uso.
Habilidade Maternal Total para peso aos 120 e 210 dias (MTP120 e MTP210 – kg): calculada como a metade da DEP de crescimento direto somada ao valor da DEP maternal, expressa a habilidade de crescimento dos filhos e a produção de leite das filhas de um reprodutor. Animais com DEPs elevadas são indicados para uso.
Peso aos 120 e aos 210 dias (P120 e P210 – kg): expressa o potencial de ganho de peso no período pré-desmama. Recomenda-se o uso de touros com DEPs elevadas.
Peso aos 365 e aos 450 dias (P365 e P450 – kg): expressa o potencial de ganho de peso no período pós-desmama. Recomenda-se o uso de touros com DEPs elevadas.
Peso Adulto (PAV – kg): definido como primeiro peso obtido dos 04 aos 12 anos de idade, está relacionado com os custos de manutenção e com a velocidade de crescimento do animal. Para esta característica são desejáveis touros com DEPs próximas à média da população.
Altura (ALT – cm): indicador de tamanho corporal. Expressa um maior ou menor potencial de crescimento e contribui na seleção de animais com tamanho adequado ao sistema de produção de cada criatório.
– Produtividade e qualidade da carne
Área de Olho de Lombo (AOL – cm²): está relacionada com rendimento de carcaça, principalmente em cortes nobres. Obtida pela medida com ultrassonografia no animal vivo, o valor da DAOL é expressa em centímetros quadrados (cm²). Touros com DEPs altas são preferidos. Não disponível para a raça Tabapuã.
Acabamento de Carcaça (ACAB – mm): está relacionada com a precocidade no acabamento de carcaça e precocidade sexual. A DACAB resulta da análise conjunta das características EGP8 (espessura de gordura na garupa) e da EG (espessura de gordura entre 12° e 13° costelas), por meio da ultrassonografia no animal vivo e é expressa em milímetros (mm). Touros com DEPs altas são preferidos. Não disponível para a raça Tabapuã.
Marmoreio (MAR – %): a coleta via ultrassonografia é realizada entre a 11° a 13° costela, em animais vivos, e está relacionada à quantidade de gordura intramuscular presente no animal. O Marmoreio é responsável pela suculência e sabor da carne. É expressa em porcentagem, onde touros com DEPs altas são preferidos. Disponibilizada apenas para a raça Nelore.
Maciez da Carne (MAC – kg): característica relacionada à força necessária para o cisalhamento de uma seção transversal de carne e, quanto maior a força dispensada, menor é a maciez apresentada pelo corte de carne. A medida fenotípica é obtida por meio de equipamentos que combinam força de compressão e cisalhamento, simulando o que os dentes fazem com os alimentos durante a mastigação. Esta DEP é expressa em quilo (Kg), sendo que animais que apresentam DEPs menores são preferidos. Disponibilizada apenas para a raça Nelore.
Frame (FRAME): característica relacionada com a precocidade produtiva que utiliza o exclusivo Índice Frame Nelore. Animais com DEPs menores são relacionados ao maior potencial genético para precocidade produtiva ou menor porte, já DEPs mais positivas indicam animais geneticamente mais tardios ou de maior porte. DEP associada ao tipo de sistema de produção e nível de intensificação na propriedade: sistemas de produção semiextensivos a extensivos, recomendável seleção de menores valores de DEP para Frame, já sistemas de produção intensivos recomenda-se seleção de reprodutores de maiores valores de DEP para Frame. Disponibilizada apenas para a raça Nelore.
– Eficiência Alimentar
Consumo Alimentar Residual (CAR – kg de Matéria Seca/dia): expressa o quanto que se consome de alimento a menos que o esperado por dia. É calculada como a diferença entre o consumo observado e esperado, em função do peso vivo metabólico médio e do ganho médio diário, isto é, animais mais eficientes são aqueles que consomem menos alimento que o esperado. Esta DEP é expressa em quilos de matéria seca por dia (Kg de MS/dia), sendo que animais com DEPs menores são preferidos. Disponibilizada somente para as raças Nelore e Guzerá.
Ingestão de Matéria Seca (IMS – kg de Matéria Seca/dia): expressa o potencial em relação à quantidade de alimento ingerido por dia. Essa característica é mensurada por meio do monitoramento, em tempo real, dos momentos de ingestão de alimento ao longo do dia de cada animal. A DEP é expressa em quilos de matéria seca por dia (Kg de MS/dia) e DEPs negativas são desejadas. Disponibilizada somente para as raças Nelore e Guzerá.
– Morfológicas
As DEPs para características morfológicas orientam o criador quanto ao biotipo mais adequado para o seu sistema de produção. Por exemplo, um touro com valor da DEP de 70%, têm 30% de chances a mais que seus filhos atinjam o escore máximo para a característica avaliada, que um touro com DEP igual a 40%. Disponibilizada apenas para a raça Nelore.
Mocho (Mocho – %): representa a probabilidade predita de que um animal transmita o fenótipo de mocho para sua descendência, em comparação com outros touros. Por exemplo, considerando os touros A, B e C, com DEPs para mochação de 100%, 73,70% e 42,64%, respectivamente, observa-se que o touro A possui uma probabilidade de mochação 26,3% maior que o touro B e 57,36% maior que o touro C. Da mesma forma, o touro B apresenta uma probabilidade de mochação 31,06% superior ao touro C. Apenas touros mochos da consulta pública terão essa DEP. É importante ressaltar que essas porcentagens não são medidas absolutas. Assim como qualquer outra DEP, é fundamental interpretar e comparar as DEPs entre diferentes touros, em vez de analisá-las isoladamente, para determinar sua habilidade na transmissão dessa característica. Touros com DEP acima de 70% tendem a ter maior probabilidade de mochação.