Rancho T: Investimentos em genética atual para a produtividade da marca
Investir em técnicas e ferramentas atuais do mercado do melhoramento genético está entre as principais prioridades do detentor da marca Rancho T Agropecuária, Antônio Joaquim Moraes Rodrigues Neto. É assim que a fazenda garante, de maneira permanente, o progresso e valor genético do seu rebanho Nelore Mocho. Já consolidada no Estado de Mato Grosso, o criatório vem ganhando cada vez mais espaço no setor pecuário com uma genética única, alicerçado em dados genéticos precisos, que buscam otimizar a produtividade da raça Nelore no País.
Instalada na cidade de Nossa Senhora do Livramento, na Serra das Araras (MT), cerca de 130 km de Cuiabá, a fazenda possui uma equipe de profissionais que visa aprimorar seus conhecimentos técnicos para a produção de um Nelore Mocho focado numa genética de resultados.
A produção de touros Nelore Mocho PO iniciou há mais de 10 anos, quando Antônio Joaquim investiu em fêmeas vindas de importantes criatórios do Brasil como: Carlos Viacava, Japaranduba, OB, Amauri Gouveia, José Humberto Villela Martins, João Carrielo, Quilombo. Além de pertencerem a marcas de referência, o titular selecionou especialmente matrizes que estivessem de acordo com a proposta do seu projeto. “Estamos comprometidos com a produção de touros rústicos, criados a pasto, férteis e capazes de produzir bezerros mais pesados a desmama, ou seja, produzimos melhoradores da raça Nelore”, destaca a médica veterinária e responsável técnica da fazenda, Simone Kirchenheim.
A Rancho T utiliza a IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) em 100% dos animais. A partir da tecnologia, é possível otimizar o manejo da fazenda e aumentar a qualidade genética do plantel. “A estação de monta é realizada no período de novembro até final de março. Utiliza-se a Inseminação Artificial em Tempo Fixo e repasse com touros em monta natural de excelente qualidade”, explica a veterinária.
Na última estação de monta, foram trabalhadas aproximadamente 1,1 mil matrizes PO. Nosso objetivo é estabilizar o plantel em 1,5 mil matrizes mochas, de alto valor genético”, conta a profissional.
Um dos diferenciais da Rancho T está no manejo. As fêmeas são criadas exclusivamente a pasto, sem suplementação alguma aos bezerros. Após o desmame, os animais são recriados, novamente, a pasto com suplementação proteica de baixo consumo até o término das avaliações ponderais que ocorre aos 18 meses. Até essa idade os animais são mantidos criteriosamente em grupos contemporâneos sem quebras e reagrupamentos.
A parceria com a ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) surgiu para aprimorar a base genética do criatório e para auxiliá-los, justamente, em uma nova proposta da Rancho T. “Para 2015, temos o objetivo de começar a comercialização de fêmeas Nelore Mocho mais funcionais, de grande capacidade reprodutiva. Por isso, o Rancho T, desde setembro de 2010, está no Programa Nelore Brasil, para realizar acasalamentos otimizados com touros de alto potencial genético, observa a responsável técnica.
Simone afirma que após o suporte da associação, o Rancho T investiu com ênfase em tecnologia de informação a fim de identificar os melhores animais do plantel por meio das avaliações intra-rebanho.
A constante dedicação na coleta precisa dos dados dos animais do plantel à associação resultou, em 2012, na conquista do Global G1 da ANCP – selo direcionado à Qualidade da Informação que está relacionado com a qualidade dos dados coletados na fazenda e treinamento da equipe envolvida nos processos, essencial para uma avaliação genética confiável.
Recentemente, o Rancho T também vem apostando na utilização dos marcadores moleculares. O objetivo é efetivar a seleção genômica para potencializar a acurácia e precisão nos trabalhos de seleção da fazenda. “Acreditando sempre no poder da informação e das biotecnologias hoje existentes, a Rancho T planeja intensificar o uso dos marcadores moleculares para promover os Acasalamentos Genômicos dentro do Nelore Mocho e iniciar os processos de multiplicação via Fertilização in Vitro das melhores matrizes do rebanho”, conclui Simone.
Eventos
Com o objetivo de ampliar conhecimentos técnicos entre os profissionais do setor pecuário, a fazenda realizou, no dia 21 de junho, a segunda edição do Dia de Campo Rancho T Agropecuária- evento já incorporado no calendário de atividades anuais do criatório.
Também neste primeiro semestre, a Rancho T promoverá o seu segundo leilão. O remate será durante a Expoagro, em Cuiabá, no dia 31 de julho, às 20h, com transmissão pelo canal Terra Viva.
Fonte: Pontual Comunicação