• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Reprodução Programada chega aos seus 20 anos consolidada no mercado por garantir genética de qualidade


A ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) comemora, neste ano, o 20º aniversário da Reprodução Programada (RP). O Teste de Progênie de Touros Jovens da entidade foi criado em 1995 pela equipe de pesquisadores do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN). Nesses 20 anos, 592 animais participaram da RP. Eles já produziram um total de 376 mil progênies.

A Reprodução Programada seleciona machos jovens dos programas da ANCP com mérito genético superior e disponibiliza o material genético desses animais aos criadores associados à entidade. Tudo isso com o propósito de disseminar o sêmen de animais superiores, acelerar o progresso genético das raças, aumentar a conectabilidade entre os rebanhos e incluir touros jovens com avaliação genética confiável nas centrais de inseminação.

Dos 592 animais que participaram do programa, 32% estão no portfólio de importantes centrais de inseminação do País e alguns são líderes de vendas, como o Quark Col, Oficial da SM, Berloque da Bonsucesso, Backup, Avesso da Bela TE e REM Ricket. “O objetivo da Reprodução Programada foi alcançado nessas duas décadas. Nos últimos cinco anos, por exemplo, foram aprovados 63 animais que são Top até 10% para MGT”, reforça o professor Raysildo Lôbo, presidente da ANCP.
      
“A RP é o melhor processo de avaliação do valor genético do animal. Ela aumenta a conectabilidade dos grupos de contemporâneos, o que implica em predições mais precisas das DEP’s. Ao longo desses anos, a iniciativa foi crescendo, sendo, hoje, um programa consolidado e de credibilidade e orgulho para ANCP”, ressalta o presidente. 

Etapas da RP

No início do ano, a ANCP divulga aos associados a lista dos touros candidatos à RP. Para esses animais participarem da Reprodução Programada, os criadores devem entrar em contato com a Associação para solicitar a vistoria dos touros por um técnico da entidade. Se aprovados na vistoria, os touros são incluídos no Catálogo de Touros da Reprodução Programada, lançado todo ano com o Sumário de Touros, durante a ExpoGenética.

Para um touro ser considerado aprovado na Reprodução Programada é preciso que suas progênies sejam avaliadas geneticamente com base em seus desempenhos próprios. É dessa forma que o potencial genético desse reprodutor será confirmado ou não.

Solicite o sêmen da RP
O criador deve solicitar o sêmen dos participantes da RP, geralmente, entre agosto e dezembro através do ANCPNet, em “Reprodução Programada”, “Módulo Semên”. Somente depois que o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) liberar, as doses podem ser requisitadas. Nesses 20 anos, a ANCP já distribui 123.186 doses.

RP 2014

Os participantes da RP 2014 foram: 1071 do Zanca; Ipiranga LUZZ; Mansur COL; Titan da MN; Modus COL; Desafio da Boticão; Urubatã 44 da Bacuri; Ouro Panorama e Visual FIV de CV. Além de divulgar os participantes, a ANCP anunciou, no ano passado, a lista dos aprovados da RP 2010. Muitos já estavam no portfólio de grandes centrais como: Fraque da Bela (Alta Genetics); Quaraçá 34 da Bacuri (CRV Lagoa); Nougan do API (Alta Genetics); Hercules Col (Alta Genetics); General da MN (Alta Genetics); Toretão do JHV (Alta Genetics); Quaracá 10 da Bacuri (Alta Genetics); e Mutante Mat (ABS Pecplan).

Fonte: Pontual Comunicação
 

Translate »