• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Reprodução Programada seleciona genética superior em animais jovens


O cronograma para a realização da RP – Reprodução Programada 2014 teve início em janeiro e até o final deste mês de abril os animais que irão participar do teste serão selecionados.O filtro em busca dos melhores animais é muito apertado. Na safra 2012, nasceram, aproximadamente, 50 mil machos da raça Nelore; após o filtro genético passaram somente 5% desses machos, desses serão destacados e escolhidos apenas 20 touros para integrar esta edição da RP.

Os criadores que tiveram animais aptos (que passaram pelo filtro genético) receberam os consultores Luiz Fernando Figueiredo e Walter Domingues, no mês de março, para as vistorias dos animais.

Até o final deste mês, os animais selecionados serão divulgados e, posteriormente, deverão seguir para uma central de inseminação para coletar 300 doses de sêmen, que serão usadas no teste. 

A programação prevê disponibilizar as doses dos animais selecionados em Agosto durante a Expogenética, após o Lançamento do Catálogo de Touros da Reprodução Programada. A RP também está disponível para raças Guzerá, Tabapuã e Brahman.

As solicitações do sêmen dos animais testados pela RP são realizadas via ANCPNet pelo módulo “Reprodução Programada”, no “Módulo Sêmen”. Cada fazenda pode solicitar sêmen para até 40% das matrizes ativas, sendo nomáximo 40 doses por touro.

Realizada pela ANCP desde 1995, a RP avalia touros jovens por meio de teste de progênie, para provar sua alta qualidade genética. Atualmente cerca de 24% dos touros de central integraram a RP.

Entre as vantagens para o criador está o aumento do ganho genético do rebanho; o aumento do valor agregado dos animais e a aquisição de sêmen de animais superiores a menor custo.

Fonte: Pontual Comunicação

Translate »