Ricardo Rivas, consultor da ANCP, realizou atendimento técnico anual em fazendas associadas no Maranhão
Entre os dias 21 de novembro e 1º de dezembro, o consultor da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), Ricardo Rivas, visitou as fazendas Maratá, Nelore, Santa Fé e Havana, todas no Maranhão, para a realização do Atendimento Técnico Anual (ATA). O trabalho foi realizado através da Focus Prima Tecnologia em Agronegócios, da qual Ricardo é diretor.
As propriedades possuem o certificado Global G, por apresentarem um diferencial na qualidade dos dados e aplicar de forma eficiente as técnicas de melhoramento genético animal e contribuírem com o meio-ambiente.
Essa foi a primeira visita do consultor às propriedades, que já utilizam o PAG, ferramenta de extrema importância para o acasalamento dirigido que analisa a parte morfológica para manter um grau de consanguinidade baixo. “Vimos um incremento significativo nas progênies futuras, melhorando a cada ano, produzindo carne de melhor qualidade, ” explica.
As propriedades também utilizam em grande escala as DEPs de habilidade maternal, precocidade, perímetro escrotal para a precocidade de fertilidade das fêmeas, que reduzem o ciclo produtivo, oferecendo tendo uma pecuária mais sustentável.
O consultor explica que as fazendas Santa Fé e Havana utilizam o PAG para manter o controle de consanguinidade em níveis baixos, em torno de 5%, o que aumenta a variabilidade genética. Também utilizam DEPs para precocidade, fertilidade e habilidade maternal, tanto no Brahman quanto no Nelore.
As propriedades utilizam essas ferramentas disponibilizadas pela ANCP, tanto para avaliação genética, quanto para rodar o PAG, que os orienta quanto aos acasalamentos. “Depois que começaram a utilizar os programas houve uma melhora significativa no rebanho e uma evolução genética por conta do uso dessas ferramentas”, conclui Ricardo.