• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


SantAnna: genética de qualidade que otimiza a produtividade do rebanho


A Fazenda Sant’Anna completa, neste ano, 40 anos de seleção. Ao longo desse período, a marca despontou por proporcionar ao cliente uma genética consistente aprimorada pela qualidade. O reconhecimento ultrapassa o pasto nacional e também predomina em terras estrangeiras. Administrado por Jovelino Carvalho Mineiro Filho, o criatório produz animais das raças Nelore, Brahman e Gir Leiteiro com uma genética diferenciada. Quem investe nos exemplares da marca, busca a produção de machos e fêmeas com aprumos resistentes, prepúcio corrigido, precocidade sexual, ganho de peso, acabamento de carcaça, pureza racial e conformação harmônica.

O objetivo é oferecer ao mercado animais funcionais com forte desempenho em características produtivas. Para isso, a fazenda investe no manejo tecnológico, utilizando o sistema de pasto rotacionado, cria e recria a pasto e suplementação de sal proteinado. Assim, a seleção da Sant’Anna prioriza a produção de animais adaptados aos trópicos. Dessa maneira, o plantel é preparado para vender genética apta para as mais adversas realidades de manejos do Brasil.

O rebanho está distribuído em três unidades. Em Rancharia, São Paulo, acontece a cria e recria dos plantéis Nelore POI e PO e Brahman POI e integra as atividades ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta). Já em Pardinho, São Paulo, que acolhe o Gir Leiteiro e o Gir POI ocorre a cria, recria e a ordenha mecânica que produz o leite e seus derivados. Em Uberaba, Minas Gerais, acontece a comercialização das genéticas dessas três raças, citadas acima, e dos animais que participam das principais exposições do País.

O titular da Sant’Anna, tradicional selecionador do Nelore no País, considera a raça Nelore uma riqueza para a pecuária nacional. “Defendo que a raça Nelore é um patrimônio nacional. Sem essa raça é impossível se produzir carne bovina em escala comercial no Brasil”, argumenta Jovelino Carvalho Mineiro Filho.

A princípio o objetivo da Sant’Anna era a pecuária comercial. Na época, a marca investiu em matrizes Nelore PO e touros registrados para a base do seu trabalho de seleção. Além de selecionar o plantel Nelore PO, atualmente a Sant’Anna mantém um rebanho de Nelore POI dando sequência na seleção das primeiras linhagens dessa raça, que chegou ao Brasil buscando a precocidade e pureza racial.

Já na década de 80, após ocorrer a apartação das matrizes, houve a necessidade de aprimorar o foco dos trabalhos. Foi a partir daí que o direcionamento da seleção firmou-se na produção de reprodutores para o uso próprio da fazenda e no cruzamento de vacas Nelore PO com o banco genético da raça Angus. Cruzamento este, que resultou na raça Brangus e concedeu a Fazenda Sant’Anna o título de pioneira na formação dessa raça no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

A seleção da raça Brahman ocorreu no ano de 1995. Para formar a sua base genética, a fazenda importou touros da Cabanha Las Lillas, da Argentina e, em 1997, investiu em animais do criador Guilhermo Caballero Vargas – plantel da Cia. Liebigs que criava Brahman há 55 anos sempre a pasto. Mais tarde, a seleção da raça Brahman tornou-se mais acentuada com a utilização das avaliações genéticas e a importação de sêmen de reprodutores de criatórios estrangeiros como a Colômbia e Austrália.

O Brahman da Sant’Anna conquistou o olhar de criadores de outros países. Prova disso, está em uma publicação no site da marca, destacando que, no ano de 2008, a fazenda foi a primeira a promover a exportação de embriões da raça Brahman para o Canadá.

No ano de 2004, mais uma raça entrou para o trabalho de seleção da Fazenda Sant’Anna: Gir Leiteira. Para compor sua base, o criatório adquiriu matrizes de plantéis dos criadores Alberto Pereira Nunes, Omar Carvalho Cunha e Mamed Mussi.

Para o controle da qualidade genética do plantel, o criatório conta com a parceria de importantes programas de melhoramento genético que acompanham e avaliam constantemente o rebanho, entre eles estão os programas Brahman e Nelore Brasil da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores). “Através da parceria da ANCP buscamos animais com evolução nas avaliações, mas sempre considerando a pureza racial, as características morfológicas e aprumos”, salienta Filho.

“Nesses anos todos, o esforço e trabalho de toda a equipe Sant’Anna foi em direção para produzir e ofertar genética bovina de alta qualidade e com desempenho cujo objetivo é de contribuir com a melhoria da qualidade e padronização da carne brasileira”, conclui o criador.

Leilão

Há 25 anos, a Sant’Anna promove leilões no País. Para celebrar a data, o criatório realizará no dia 21 de setembro, às 14h, em Rancharia, mais um remate. Serão ofertados 200 touros entre Nelore e Brahman.  Realizado pela Leiloeira Estância Bahia, o pregão será transmitido pelo canal Terra Viva.

Mais informações no site: http://www.fazendasantanna.com.br/

Fonte: Pontual Comunicação

Translate »