• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Seminário ANCP: Alexandre Vaz Pires falará sobre efeitos da nutrição e da genética sobre a puberdade nas novilhas


A 22ª edição do Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, tradicional evento da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), será realizado no dia 13 de maio, em Ribeirão Preto (SP), com a proposta de abordar as inovações do melhoramento genético de bovinos, além de promover discussão em prol da evolução da pecuária de corte brasileira.

Dentro da programação do evento, o Professor Titular no Departamento de Zootecnia da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / USP), Alexandre Vaz, apresentará a palestra “Efeitos da Nutrição e da Genética Sobre a Puberdade nas Novilhas”.

A raça Nelore á a principal raça criada nos sistemas de produção de carne bovina no Brasil. Para Alexandre, um dos problemas desta raça é idade à puberdade, sendo considerada tardia. Assim, são necessários estudos do efeito da nutrição e da genética na expressão da puberdade.

“A puberdade em toda fêmea é considerada como uma série de eventos que culmina com a ovulação e posterior formação de um corpo lúteo. Sendo assim, podemos definir puberdade como o início da vida reprodutiva do animal. Do ponto de vista prático, quer dizer que a fêmea, em breve, poderá ser submetida à cobertura e produzir um bezerro”, explica.

Diante desta definição, a puberdade pode ser vista como um indicador econômico na pecuária de corte. Um trabalho de simulação mostrou que a redução da idade ao primeiro parto de 3 para 2 anos pode aumentar o retorno econômico do sistema em 16%, pois ao se reduzir a idade ao primeiro parto em um ano, reduz-se o custo com a exclusão de um ano de recria (diminui uma categoria animal dentro da fazenda) e aumenta de 0,5 a 0,8 bezerros por vaca durante sua vida produtiva.

“O início da vida reprodutiva aos 14 meses em novilhas Nelore é uma realidade em poucos sistemas de produção devido, principalmente a dois fatores:  más condições nutricionais encontradas nas propriedades de gado de corte e falta de seleção genética na raça Nelore para precocidade sexual das novilhas”, conclui o Professor.

Alexandre Vaz Pires é Professor Titular no Departamento de Zootecnia da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / USP), de Piracicaba (SP), com experiência na área de Zootecnia, principalmente em Nutrição e Reprodução de Ruminantes.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária Lages (SC); Mestrado em Nutrição Animal e Pastagem na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP); Doutorado em Nutrição de ruminantes na Ohio State University, Columbus / Ohio, EUA e Pós-Doutorado na Ohio State University, Columbus / Ohio (EUA).

O 22º Seminário da ANCP será realizado no dia 13 de maio, a partir das 8h, no Centro de Convenções do Hotel Ibis, no RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto (SP). O evento tem como público-alvo criadores associados da ANCP, pesquisadores, técnicos, empresas da área de bovinos de corte e associações das raças de bovinos e pecuaristas.

As vagas são limitadas. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site www.ancp.org.br/seminario.

Translate »